domingo, 5 de maio de 2024

BURITICUPU: POLÍCIA CIVIL PRENDE DOIS HOMENS E APREENDE UM ADOLESCENTE POR FURTAR MERCADORIAS

ASCOM/PCMA

Nesta sexta-feira (3), a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), prendeu em flagrante dois homens e apreendeu um adolescente, investigados por atos infracionais análogo ao crime de furto majorado no município de  Buriticupu, à cerca de 409 km de São Luís.

O delegado Jessé Soares informou que os três indivíduos teriam subtraído mercadorias de um caminhão. Na ocasião, o trio aproveitou que o motorista estava dormindo, para praticar a ação criminosa.

 

Ainda de acordo com o delegado, imagens extraídas de câmeras de segurança registraram o momento em que o bando abriu o baú do caminhão e retirou  as mercadorias, possibilitando as identificações dos suspeitos do furto.

Após as formalidades legais na delegacia, os dois homens foram recambiados para Unidade Prisional. Já o menor apreendido foi conduzido para unidade de ressocialização onde ficar disposição da ajustiça.

sexta-feira, 3 de maio de 2024

IMPERATRIZ – MPMA requer medidas para solucionar excesso de gastos com servidores

Devido ao excesso de gastos do Município de Imperatriz com servidores, o Ministério Público do Maranhão (MPMA) ajuizou, em 29 de abril, Ação Civil Pública, pedindo que a Prefeitura apresente o conjunto das leis que tenham eventualmente criado cargos comissionados e a quantidades destes. O prazo indicado para atender à solicitação é de, no máximo, cinco dias.

A ACP foi formulada pela titular da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e das Ordens Tributária e Econômica da comarca, Glauce Mara Lima Malheiros.

Entre os pedidos também está a indicação da proporção entre o número dos referidos cargos atualmente ocupados e o montante atual eventualmente permitido pela legislação.

No prazo de 15 dias, deve ser, ainda, apresentado plano de regularização fiscal do Município referente ao limite de gastos com pessoal. Outro pedido é previsão da adequação, no prazo de 120 dias, da administração municipal ao limite legal máximo destas despesas.

ILEGALIDADE

Desde o último quadrimestre do ano de 2020, o Município de Imperatriz tem aumentado indevidamente gastos com pessoal, violando a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), de 4 de maio de 2000.

A ilegalidade foi comunicada ao MPMA pelo Ministério Público de Contas (MPC), que encaminhou dados relativos ao 3º quadrimestre de 2022, mostrando que Imperatriz figura entre os municípios maranhenses que superaram o limite de gastos de 54% da Receita Corrente Líquida (RCL) para despesas com servidores, violando a LRF.

Em agosto de 2023, a Promotoria solicitou que o prefeito Francisco de Assis Andrade Ramos prestasse informações e indicasse medidas a serem tomadas em relação à questão.

O Município confirmou o ultrapasse do limite de despesas com pessoal, mas não especificou providências para resolver o problema. Segundo o ente municipal, o nível das referidas despesas quanto ao período de maio de 2022 a abril de 2023 foi de 63,37% da RCL.

Em novembro do mesmo ano, a Prefeitura também comunicou adoção de diversas medidas para adequação ao limite de gastos com servidores, incluindo exoneração de ocupantes de cargos comissionados de diversas secretarias.

Mesmo com as providências, não foram reduzidos gastos com pessoal. Além disto, a Administração Municipal começou a contratar novos comissionados, mas também recontratar comissionados exonerados, em cargos de maior remuneração.

Apesar da redução de 66,30% para 62,41% dos gastos, houve aumento da RCL, o que possibilitou diminuição no percentual.

LEIS E AUMENTO DE GASTOS

O MPMA também tomou conhecimento de cópia de 11 leis municipais promulgadas em 2023 e que implicaram no aumento de gastos com pessoal para o Município de Imperatriz.

Em janeiro deste ano, o Ministério Público solicitou à administração municipal que apresentasse plano de ação para os próximos períodos fiscais, detalhando estratégias para manter despesas com pessoal dentro dos limites legais. Porém, a Prefeitura continu ouomissa

“Não houve medidas efetivas para contenção de gastos com pessoal durante o exercício de 2023. Houve aumento dos gastos no segundo quadrimestre do mesmo ano e diminuição quase insignificante no último quadrimestre, sem adequação concreta ao limite legal de 54%”, relata a promotora de justiça, na Ação.

Para o MPMA, o excesso de gastos com pessoal vem acontecendo desde o último quadrimestre do ano de 2020 e, desde então, o Município de Imperatriz não adotou providências concretas para contenção de gastos ou adequação ao limite legal.

Diversos secretários e agentes públicos municipais apontaram como motivos da situação na gestão fiscal do Município aumento excessivo nas despesas com servidores, omissão mesmo após notificações de diversos órgãos de controle e existência de “funcionários fantasmas”.

O MPMA requer que seja fixada multa por descumprimento no valor de R$ 5 mil diários, a ser paga pelo prefeito.

Redação: Adriano Rodrigues (CCOM-MPMA)

IMPERATRIZ: MPMA realiza campanha de Combate à exploração sexual e infantil em alusão ao Maio Laranja

O Ministério Público do Maranhão lança uma Campanha de Combate à Exploração Sexual Infantil nesta terça, 7 de maio, às 9h, no auditório das Promotorias de Justiça de Imperatriz. A ação é de autoria da titular da 4ª Promotoria de Justiça Criminal de Imperatriz, promotora de justiça, Patrícia Fernandes Gomes da Costa Ferreira, que responde na comarca pelos crimes contra a infância e juventude.

A campanha faz alusão Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil no Brasil, 18 de maio, que traz o movimento do mês #maiolaranja como uma inciativa que visa dar visibilidade a este assunto.

Dados

De acordo com dados do maiolaranja.org.br, a cada hora 3 crianças são abusadas no Brasil. Cerca de 51% tem entre 1 a 5 anos de idade. Todos os anos 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no nosso país e há dados que sugerem que somente 7,5% dos dados cheguem a ser denunciados às autoridades, ou seja, estes números na verdade são muito maiores.
quinta-feira, 2 de maio de 2024

BURITICUPU: Prefeito João Carlos deputada estadual Ednade, putado federal Marreca Filho participam XXII cavalgada do trabalhador

                          


Nesta quarta-feira, 1º de maio, aconteceu a tradicional cavalgada de Buriticupu, alusiva ao Dia do Trabalhador. O prefeito João Carlos, participou do evento, ao lado da deputada estadual, Edna Silva e do deputado federal, Marreca Filho.

A 22ª edição da cavalgada reuniu cavaleiros e amazonas de toda a região, que se concentraram em frente à escola Professora Valdeane. De lá, as comitivas percorreram ruas e avenidas da cidade até o Campo dos Mutantes, onde foram realizadas várias apresentações musicais.

“A tradicional cavalgada de Buriticupu é uma momento em que a gente tem a oportunidade de festejar, juntamente com todos os trabalhadores de que fazem a história dessa cidade. Um grande evento, que começa com a cavalgada e termina com grandes shows”, destacou o prefeito João Carlos.


O deputado federal Marreca Filho destacou a importância do evento. “Estamos mais uma vez em Buriticupu, juntamente com o prefeito João Carlos e a deputada Edna Silva, prestigiando essa tradicional e grande cavalgada, um evento tão importante e histórico, não só para Buriticupu, como toda a região”.


Durante todo o percurso da cavalgada e na festa, a Polícia Militar reforçou a segurança dos brincantes, garantindo que tudo saísse conforme planejado. A festa foi animada por Márcia Felipe, Henry Freitas, além de atrações regionais e muito som automotivo.



terça-feira, 30 de abril de 2024

BURITICUPU: Polícia civil Prende Suspeito Por Participação em Homicídio

ASCOM/PCMA

Em defesa do cidadão, a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), cumpriu na manhã da última segunda-feira (29), ao mandado de prisão preventiva contra um homem, suspeito por participação em um crime de homicídio qualificado por motivo fútil em Buriticupu Maranhão, cidade à cerca de 409 km de São Luís.

O delegado Jessé Soares disse que a vítima foi morta, no dia 1º de janeiro deste ano, com vários disparos de arma de fogo, nas proximidades do bairro Treze.  Durante a ação do crime, os suspeitos foram vistos pelas câmeras de segurança dos estabelecimentos comerciais instaladas próximas ao local.  Uma câmera registrou a fuga dos autores após a consumação do delito. Testemunhas confirmaram a identidade dos investigados, mediante apresentação dos vídeos.

Ainda de acordo com o delegado titular da Delegacia Regional de Buriticupu, o suspeito que teria efetuado os disparos contra à na vítima ainda não foi localizado e encontra-se foragido.  As investigações continuarão com o fito de se apurar a motivação do delito.

 Após os trâmites legais na delegacia, o preso foi conduzido para Unidade Prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

sexta-feira, 26 de abril de 2024

Dois acidentes com derramamento de carga na BR-222 no Maranhão

Na tarde desta sexta-feira (26.abr.2024), entre a cidade de Buriticupu e de Açailândia, na BR-222, oeste do estado do Maranhão, a Polícia Rodoviária Federal registrou a ocorrência de dois acidentes com derramamento de carga.
O primeiro acidente aconteceu na altura do quilômetro 546, entre Buriticupu e Bom Jesus das Selvas, na localidade Nova Vida, quando um reboque tracionado por um cavalo trator Mercedes Benz, branco, ficou desgovernado e tombou. A soja transportada ficou espalhada pela rodovia e a combinação de veículos ocupou as duas faixas e o acostamento da contramão. O outro acostamento foi a única passagem, que ficou sendo utilizada pelos usuários da via.
A segunda ocorrência se deu no km 626 da BR-222, na localidade Córrego Novo, no município de Açailândia, distante cerca de 50 quilômetros de Bom Jesus das Selvas. Uma carreta também carregada de soja se desprendeu, tombou e ficou de pneu para cima. A carga foi totalmente saqueada.

Ainda não há informações sobre vítimas.



Fonte: Polícia Rodoviária Federal 
Núcleo de Comunicação Social
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Buriticupu: Juiz realiza inspeção judicial em voçorocas

 


Na tarde dessa quarta-feira (24), o juiz de direito Dr. Flávio Gurgel, titular da 1ª vara da comarca de Buriticupu-MA, realizou inspeção judicial nas áreas afetadas pelas voçorocas na sede do município de Buriticupu.


O magistrado quis conhecer e checar in loco como são as voçorocas, quais são as suas dimensões, bem como em que estado estão as comunidades que residem nas áreas vizinhas, a fim de tomar conhecimento da realidade fática do objeto e poder utilizar esse conhecimento para o julgamento dos processos que têm andamento na vara jurisdicional.


O magistrado foi acompanhado da servidora, Thays Secretária judicial, o assessor jurídico do juiz, Eric Pessoa e também dos representantes da Prefeitura Municipal, através do procurador geral do município, Dr. Gustavo Pereira da Costa, do Assessor Jurídico da PGM Dr. Hourniery Victor Silva Meneses e de Afonso Barros Batista, Chefe de gabinete do município de Buriticupu.


Durante as vistorias, houve a visita do Prefeito João Calos Texeira (progressistas), que convidou todos a se dirigirem até o local onde estão sendo construídas as residências para as pessoas que estão sendo realocadas.




O grupo representado pelo Poder Judiciário e por integrantes da Procuradoria e o blog Jo Fernandes visitou as comunidades do Eco Buriti, Vila Santos Dumont, rua do acampamento e finalizou na estrada do acampamento.

“Trata-se, em verdade, de uma inspeção judicial, cuja finalidade é a obtenção de conhecimento real dos fatos para melhor interpretar o objeto central da discussão dos processos que tratam das voçorocas e seus impactos diretos e indiretos”, concluiu o magistrado.






Buriticupu: Presas três pessoas tentando transferir título eleitoral com documentação falsa.


Nessas quarta-feira(24), três indivíduos foram presos ao tentarem tirar título eleitoral com documentação falsa, segundo apurou o blog Jo Fernandes. Os elementos compareceram ao cartório eleitoral da 95º eleitoral de Buriticupu, portando documentos comprobatórios de endereços falsos.

A chefia do Cartório Eleitoral, ao perceber que os documentos tinham indícios de falsidade, comunicou, de imediato, a Juíza Eleitoral Dra. Urbanete Angiolis que, em ação conjunta com o Ministério Público Eleitoral, Dr. José Meneses acionou a guarnição da Polícia Militar que, de pronto, prendeu em flagrante os 3 indivíduos que encontram-se à disposição da Justiça. Os falgranteados responderão na justiça por documentação falsa, entre outros crimes, segundo o código eleitoral no Art. 349.


EM BURITICUPU, PAI E FILHO SÃO PRESOS EM FLAGRANTE PELA POLÍCIA CIVIL POR HOMICÍDIO

POR: ASCOMPC/MA

A Polícia Civil do Maranhão, em uma ação realizada na manhã do último domingo(21), conseguiu prender em flagrante, na cidade de Buriticupu, dois homens em virtude de suposto cometimento do crime de homicídio qualificado por motivo fútil.

A 23ª Delegacia Regional de Buriticupu, recebeu a informação de um homicídio ocorrido dentro de uma aldeia indígena situada no município. De posse da denúncia, as equipes policiais se deslocaram até a cena do crime, onde apuraram que o homicídio teria sido praticado por dois homens, sendo eles pai e filho.

As primeiras informações levantadas no local indicaram que o crime teria sido motivado por desentendimento ocorrido na residência dos autores, minutos antes do cometimento do delito.

Segundo a delegacia regional, o filho realizou um disparo de arma de fogo contra a vítima, mas não conseguiu atingi-la. Em seguida, o pai desferiu contra a mesma vários golpes de facão. Os suspeitos levaram a vítima para dentro do matagal, contudo testemunhas relataram que era possível ouvir os gritos da vítima que implorava para não ser morta.

De posse da identificação dos autores, os policiais civis conseguiram prender a dupla, que foi levada à delegacia para ser submetida aos trâmites legais. Os presos foram encaminhados ao sistema prisional e ficarão à disposição da Justiça.

Projeto Arte em Cores anuncia selecionados do edital de arte urbana no Maranhão e no Pará

Em sua 4ª edição, o projeto, que conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale, registrou, ao todo, 132 inscrições de artistas visuais dos estados do Maranhão e do Pará; no Maranhão, artistas mulheres são maioria

O Arte em Cores anuncia resultado com 50 artistas selecionados do Maranhão e do Pará para a quarta edição do projeto. A iniciativa conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet, e recebeu um total de 132 inscrições neste novo edital. No Maranhão, 63 inscrições cumpriram os requisitos e foram selecionadas; no Pará, 52 delas foram escolhidas. A lista com os nomes está disponível no link linktr.ee/arteemcoresmove e na bio do perfil instagram.com/arteemcoresmove. Além dos selecionados, o projeto divulga também os artistas suplentes.

Na avaliação da Comissão de Habilitação e Seleção do Arte em Cores - 4ª Edição, 25 artistas de cada estado foram contemplados, com base em sua criatividade, localização da obra a ser realizada e originalidade. O projeto visa estimular a arte urbana com a criação de murais em espaços públicos, a partir da utilização de técnicas mistas de pintura, com ênfase no graffiti.

Agora, o Arte em Cores entra na fase de validação dos selecionados e, depois, seguirá para a etapa de realização das obras individuais. Além de valorizar o talento único de cada artista, o projeto também incentiva a criação em equipe e realizará, posteriormente, uma segunda fase de seleção, entre os 50 artistas participantes, para a criação de dois painéis coletivos: um em Bacabeira, no Maranhão, e outro em Canaã dos Carajás, no Pará. O painel coletivo de Bacabeira será realizado por 5 artistas do Maranhão e o painel coletivo de Canaã dos Carajás será realizado também por 5 artistas do Pará.

Todos os artistas visuais do Arte em Cores - 4ª Edição terão acesso a um conjunto de videoaulas sobre técnicas e linguagens artísticas, além de receberem monitoria remota. Para a produção dos painéis, serão destinadas premiações e ajudas de custo. Ao final do projeto, fotografias das obras produzidas serão expostas na Galeria Virtual do Arte em Cores, ampliando a visibilidade dos trabalhos e de seus respectivos autores e autoras para diversos públicos.

Arte feminina

O estado do Maranhão se destaca com a participação feminina, pois são 15 artistas mulheres na lista dos 25 selecionados. Ou seja, uma maioria de 60% entre os artistas participantes. As mulheres têm se tornado referência nas edições do Arte em Cores, a exemplo da Enaile Vidal, artista de Açailândia, no oeste do Maranhão, que já participou do Arte em Cores durante a 3ª edição, em 2023. Ela pontua o aprendizado e a presença ativa das mulheres: “Foi muito legal poder participar do Arte em Cores, ainda mais sendo minha primeira vez pintando um mural tão grande! Eu pude aprender diversas técnicas de graffiti e muralismo, além de conhecer outros artistas de diferentes lugares do meu estado. E a crescente participação das meninas na arte de rua é muito significativo. Na última edição do projeto, tivemos maioria feminina na criação do painel coletivo em Buriticupu. Isso é muito importante", afirma.

Confira os talentos maranhenses aprovados na 1ª etapa do Arte em Cores

Selecionados(as) em ordem alfabética:

● Aldeide Ribeiro de Sousa (Dedinha) - Bom Jesus das Selvas
● Ana Beatriz - Santa Inês
● Ana Carolina Ferreira Queiroz (Ana Queiroz) – Açailândia
● Ariane Sousa dos Santos (Anny Cat) - São Pedro da Água Branca
● Carlos Gabriel Rocha – Bacabeira
● Carolinne Rocha Guimarães Silva (Carol Rocha) - Buriticupu
● Eddie Edilson Frazão - Igarapé do Meio
● Emilly Kailany de Morais Silva Leão (Emilly Leão) - São Pedro da Água
Branca
● Evelyn da Silva Costa - São Pedro da Água Branca
● Fernando André Sousa da Silva (Fernando) - Santa Inês
● Hélio Victor Barbosa da Silva (Hélio) - Arari
● Jamylle Karem Almeida Coelho – Bacabeira
● João dos Santos Costa (João Costa) - Alto Alegre do Pindaré
● José Arimatéa Mendes (Mends Art Design) - Pindaré-Mirim
● Juliana da Silva Nunes (Jully) - Pindaré-Mirim
● Laryssa Beniz de Carvalho (Layssa) - Açailândia
● Leane de Sousa da Silva (Lea) - Açailândia
● Liza Cristal do Nascimento Moreira (Liza) – Açailândia
● Mailson de Sousa Santos (Mailson Sousa) – Buriticupu
● Ohrion Thoyanno Costa Pereira (Orion) - Santa Inês
● Rayane Correa Pires (Rayane Pires) - Bacabeira
● Rosa Helena de Agostinho Nardaci (Rosa Nardaci) - Açailândia
● Shayenne Carmem Sousa Dias (Shay Dias) – Açailândia
● Sidney Ramalho de Melo (Sidney) - Alto Alegre do Pindaré
● Walison Melo Teixeira (Walison) - Açailândia
Suplentes em ordem de classificação:
● Vladimir Gomes da Conceição (Vlad) - Suplente 1 - São Pedro da Água Branca
● Mary dy (Maria Divina) - Suplente 2 - Santa Inês
● Geison Paiva Silva (Geh Paivas) - Suplente 3 - Açailândia
● Ana Raylla Marinho de Almeida (Ana) - Suplente 4 - Bacabeira
● Francisca Selma - Suplente 5 – Buriticupu
Trajetória do Arte tem Cores

Desde 2020, o Arte em Cores dedica-se a conectar pessoas e visibilizar o talento e a criatividade de artistas visuais do Maranhão e do Pará, bem como promover ações de capacitação e estimular a economia criativa. Ao longo de três edições, 175 artistas foram beneficiados e, além dos trabalhos individuais realizados em diversas cidades de ambos os estados, 7 grandes murais coletivos já foram produzidos em Açailândia (MA), Alto Alegre do Pindaré (MA), Buriticupu (MA), Belém (PA), Marabá (PA), que recebeu dois murais, e Parauapebas (PA). A Galeria Virtual do Arte em Cores reúne fotografias de todas as obras já realizadas, em uma exposição online que amplia o acesso à produção artística. Em 2024, o projeto chega à sua 4ª  edição, dando continuidade ao histórico de sucesso na valorização da arte urbana. O Arte em Cores é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, apoio do Centro Cultural Tatajuba e realizado pelo Ateliê 22 e Ministério da Cultura - Governo Federal.

Sobre o Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Nos anos 2020-2022, o Instituto Cultural Vale patrocinou mais de 600 projetos em mais de 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org

SERVIÇO
Arte em Cores 4ª edição – Pará e Maranhão
Lista de artistas selecionados: linktr.ee/arteemcoresmove
Mais informações pelo whatsapp: (99) 99167-1734
Acesse o site e redes sociais do projeto: arteemcores.art.br; instagram.com/arteemcoresmove; facebook.com/arteemcoresmove

Assessoria de Imprensa: Dyego Rodrigues (98) 991706807
sábado, 20 de abril de 2024

Homem acusado de matar ex-empregado vai a júri em Santa Inês


O Poder Judiciário em Santa Inês, através da 4a Vara, designou para o dia 9 de maio uma sessão de julgamento que terá como réu Allan Erick Salgueiro Figueiredo. Ele está sendo acusado de prática de crime de homicídio, que teve como vítima Raimundo Silva Santos, fato ocorrido em 5 de setembro de 2021. O crime ocorreu na Vila Olímpica, na frente da casa de Raimundo. Conforme o apurado pelas autoridades policiais, Raimundo foi morto com vários disparos de arma de fogo. A sessão será presidida pelo juiz Raphael Leite Guedes, titular da unidade judicial. O caso foi de grande repercussão no município e na imprensa.

Narrou a denúncia que, na data e local citados, por volta das 14h, Allan Erik Salgueiro Figueiredo, utilizando-se de uma arma de fogo, um revólver calibre 38, sem dar qualquer chance de defesa à vítima e agindo com motivação fútil, teria desferido vários disparos contra Raimundo Silva Santos. Seguiu relatando que o denunciado, conduzindo uma caminhonete Hilux, chegou na residência da vítima buzinando, oportunidade em que Antônio Abreu, cunhado de Raimundo Silva Santos, avisou-lhe que Allan Erik Salgueiro Figueredo estava lhe aguardando do lado de fora do imóvel.

Após Raimundo sair de casa, Allan teria dito a seguinte frase: “Tu quer é arranjar confusão comigo?”. Ato contínuo, Allan teria desferido alguns disparos, atingindo fatalmente Raimundo Silva. Após a prática do crime, o denunciado se evadiu do local, momento em que a vítima foi socorrida por sua esposa e mais duas pessoas, sendo levado para o Hospital Thomaz Martins, de onde foi transferida para o Socorrão I, em São Luís. No dia seguinte aos fatos, Raimundo faleceu. Foi realizada busca e apreensão na residência do denunciado, oportunidade em que foi encontrada munição de revólver, calibre 38 intacta, bem como um estojo de munição de mesmo calibre deflagrada, além de dois requerimentos de registro de arma de fogo.

TRABALHAVA PARA O DENUNCIADO

Raimundo Silva chegou a trabalhar para o denunciado por cerca de oito anos, no estabelecimento comercial denominado “Posto de Molas Sol Nascente”, de propriedade de Allan Erik. Foi apurado, ainda, que o motivo do crime teria sido o fato de Raimundo Silva ter pedido a ele melhoria salarial e melhores condições de trabalho, motivos esses de natureza fútil. 

Em sede policial, o denunciado afirmou que queria colaborar com as investigações. No entanto, além de não ter apresentado a arma utilizada no crime, fez uso do seu direito constitucional de permanecer em silêncio. Após algum tempo foragido, Allan Erick foi capturado no Estado de Pernambuco, onde permanece preso. Ele será trazido para São Luís para a realização do julgamento.


Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça

quinta-feira, 18 de abril de 2024

IMV inaugura serviço de cirurgia cardíaca com paciente do SUS

_Paciente foi encaminhado do Macro Regional após decisão judicial_
O Instituto Misericordiae Vultus inaugurou o primeiro serviço de cirurgia cardíaca do Sul do Maranhão na última quinta-feira, 11.

A cirurgia cardíaca de revascularização miocárdica com circulação extra corpórea foi feita  no Hospital Santa Mônica pelo cardiologistas que agora fazem parte do quadro do Instituto e que residem na cidade.

Já foram feitas outras duas cirurgias cardíacas em outros anos pontualmente em Imperatriz, mas não configuram um serviço oferecido na região. 
Agora, tanto os profissionais quanto os equipamentos fazem parte da estrutura do Instituto Misericordiae Vultus para atender os moradores da Região Tocantina.

O paciente que foi submetido ao procedimento foi regulado do Macro Regional pelo Sistema Único do Saúde após decisão judicial. A cirurgia se fez necessária após um infarto. 

Dos profissionais que participaram do ato cirúrgico, estão: primeiro cirurgião: Carlos Alberto Sancio Junior; Segundo cirurgião: Roger Alaim, Pantoja Ribera; Perfusionista: Douglas Davi Lembrança Pereira; Anestesistas: Gustavo Susin e Frederico Barreto.

A alta ao paciente será dada nesta quinta-feira, 18,  às 9h da manhã, no Hospital Santa Mônica.

Perfil

JO DIVULGAÇÕES,
BURITICUPU-MA:
jodivulgacoes@hotmail.com
(098)98114-8097

Facebook

PUBLICIDADE