•       Melhoria
da gestão do sistema de previdência;
•       A
proximidade com o sistema previdenciário;
•       Geração
de emprego e renda;
•       Abono
permanência; 
•       Aposentadoria
integral;
•       O
município é credor do INSS;
•       Maior
agilidade e qualidade no atendimento aos servidores;
•       Economia
média de 50% em relação à despesa que o Município efetua para a manutenção dos
benefícios. Ademais, a contribuição patronal para o RPPS poderá ser reduzida
para 11% sobre o valor base do servidor, e não sobre o total da folha de
pagamento;
•       Não
há carência para a concessão de benefícios no RPPS;
•       Os
segurados vinculados ao RPPS não estão sujeitos ao fator previdenciário;
•       No
cálculo dos proventos de aposentadoria no RPPS são consideradas apenas as
remunerações utilizadas como base de contribuições do servidor – média
aritmética simples das maiores remunerações correspondentes a 80% de todo o
período contributivo desde a competência julho de 1994 ou desde o início da
contribuição, se posterior àquela competência;
•       Garantia
de atualização monetária dos benefícios concedidos pelo RPPS, ou seja, todas as
remunerações consideradas para o cálculo do valor inicial dos proventos serão
atualizadas em conformidade com o reajuste dos servidores ativos;
•       Os
recursos financeiros provenientes do repasse da compensação previdenciária
fortalecem e aumentam significativamente a capitalização para o RPPS,
garantindo o pagamento das aposentadorias e pensões por morte e outros
benefícios previdenciários devidos pelo Município;
•       A
Compensação Previdenciária amortiza o déficit atuarial, contribuindo para o
equilíbrio financeiro e atuarial do RPPS;
•       A
gestão dos recursos é feita pelo próprio RPPS. A gestão e aplicação dos
recursos previdenciários deverão respeitar as normas de aplicação financeira
estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional e as metas de rentabilidade
anual; 
•       O
RPPS pode e deve conter representantes dos servidores nos conselhos de
administração e fiscal. A participação dos servidores na gestão de seu próprio
regime previdenciário garante maior transparência e responsabilidade das ações
dos gestores previdenciários, podendo sugerir melhorias e participar da gestão
previdenciária. Já no RGPS os servidores não têm acesso à diretoria e aos
conselhos do INSS para poder averiguar sua correta administração.
EM RESUMO: 
PRINCIPAIS VANTAGENS DO RPPS PARA O MUNICÍPIO
•       Maior
economia
•       Compensação
previdenciária
•       Redução
de ações judiciais
•       Existência
de plano de custeio para corresponder às obrigações decorrentes do artigo 40 da
Constituição Federal.
PRINCIPAIS VANTAGENS DO RPPS PARA O SERVIDOR
•       Ausência
de teto
•       Ausência
de carência
•       Inexistência
de fator previdenciário
•       Abono
de permanência
•       Gestão
pelos servidores
•       Aposentadoria
compulsória
•       Maior
agilidade na concessão de benefícios
•       Maior
qualidade de atendimento
•       Fiscalização
mediante o Tribunal de Contas do Estado, Ministério da Previdência Social e
servidor.
FONTE: Assimpasc
 






 
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