A governadora Roseana Sarney inaugurou, nesta terça-feira (26), Restaurante Popular do Coroado (Coroadinho), que fica localizado na Avenida dos Africanos, 100B. Ao descerrar a placa, ao lado dos secretários Fernando Fialho (Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar) e Luís Fernando Silva (Infraestrutura), a governadora destacou que o restaurante do Coroado é o quarto de seis que serão inaugurados em São Luís.
“Estes restaurantes garantem comida de qualidade a um preço simbólico de R$ 1,00 e também revolucionam a economia porque compra os produtos de pequenos agricultores e ajuda muito, principalmente, as famílias mais necessitadas”, assinalou Roseana Sarney.
Na ocasião, a governadora anunciou que o Governo do Estado vai construir mais 20 Restaurantes Populares no interior, visando garantir segurança alimentar e nutricional a famílias de baixa renda, trabalhadores informais, idosos, estudantes, aposentados e famílias inscritas no Cadastro Único (Cadúnico).
Os outros dois restaurantes de São Luís serão entregues nos bairros Liberdade e Maiobão. O da Liberdade, segundo informou o secretário de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Fernando Fialho, será inaugurado ainda este ano. A ação visa garantir segurança alimentar das populações, com base no princípio do direito humano à alimentação adequada.
Após a inauguração a governadora visitou as instalações do restaurante cumprimentou famílias que estavam fazendo a refeição no local e recebeu o carinho e agradecimento dos presentes.
A exemplo dos outros restaurantes já inauguradas pelo governo, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), o restaurante do Coroado vai fornecer diariamente mil refeições ao preço de R$ 1,00 por refeição.
O secretário Luis Fernando Silva destacou que o Restaurante Popular é um empreendimento de inclusão social e produtiva. “Além de garantir alimentação de qualidade, ele gera emprego e renda quando compra da agricultura familiar e dos pescadores artesanais os produtos que serão oferecidos no restaurante”, observou.
Os restaurantes populares têm como objetivo garantir a segurança alimentar e nutricional da população de bairros onde há grande concentração de famílias de renda ainda baixa. Atualmente já estão em funcionamento também os restaurantes nos bairros Vila Luizão, Anjo da Guarda e Cidade Olímpica.