“Esta casa é do juiz, é dos servidores, é dos operadores do Direito, mas, sobretudo, é da sociedade que bate em nossas portas com a esperança e a fé inabalável de ver assegurado o seu direito”.

 A afirmação é da corregedora da Justiça do Maranhão, desembargadora Nelma Sarney, durante entrega do novo Fórum da Comarca de Buriticupu (417km da capital), nesta sexta-feira (11).


A nova casa da Justiça conta com prédio com instalações modernas e 882m² de área construída, passando a funcionar na Rua deputado Vila Nova, Bairro Terra Bela.

 De acordo como o juiz Ailton Gutemberg, que passou dez anos como titular da comarca e que agora responde por ela, o prédio anterior já não oferecia mais condições de trabalho o que refletia em uma prestação de serviço aquém do desejado pela população da cidade. A obra foi construída com recursos próprios ao valor de R$ 1,49 milhão, oriundos da arrecadação do Fundo de Reaparelhamento do Judiciário (FERJ).



“Na sede antiga tínhamos problemas com mofo, infiltração e infestação de insetos, situação agravada fato falta de espaço físico.

 Agora, será possível atender à comunidade com mais respeito e dignidade”, afirma o juiz, destacando que a demanda processual é alta e que o número de processos já chega a 7 mil, com uma distribuição mensal de cerca de 140 novos processos.


Nelma Sarney, que segue para Imperatriz, onde ainda nesta sexta-feira cumpre uma extensa agenda de trabalho, afirmou que o Judiciário não pode mais atuar somente dentro dos seus prédios, mas devem ir ao encontro da comunidade.

 “Quero dizer aos senhores, que durante minha gestão, aqui será uma Casa não só da Justiça, mas uma Casa de Cidadania. Um fórum desta magnitude não pode servir apenas para o processamento e julgamento de feitos judiciais, mas sim como uma verdadeira casa do povo. Onde se faz a Justiça para o povo e com o povo”, declarou.



Aprovação – Cidadãos aprovaram a instalação do novo fórum de Buriticupu. Na opinião dos moradores o prédio vem para melhorar o cotidiano não só do Bairro Terra Bela, mas de toda cidade.

 De acordo com Francisco Gonçalves, o fórum “traz vida para a cidade. Todo mundo tá animado e também valoriza a região”, disse o vigiliante Francisco Gonçalves de 59 anos, morador do Terra Bela desde 1974.


De acordo com o juiz Ailton Gutemberg, o novo fórum vai refletir em mais rapidez ao cidadão. 

É o que espera Francilene Bastos, 27 anos, diz que agora espera que seu processo, que já dura quatro anos possa ser resolvido mais rapidamente.


 “Espero que o novo fórum traga melhoria para nós. Aguardo uma definição em relação à minha questão e acredito que agora vai ser possível. 

Vi na atuação do juiz Ailton o compromisso com a aplicação da lei de forma responsável e por isso afirmo que podemos acreditar na Justiça”, manifestou a auxiliar administrativa.


Para o presidente da subseção da OAB de Açailândia, Ernon Sorvos, a nova casa da Justiça é um desejo antigo desta cidade que, segundo ele, está situada em uma região de conflitos.

 “Hoje é um dia histórico para esta cidade, pois recebe uma sede digna onde o cidadão pode vir trazer seus conflitos de interesse.

 É a consagração do exercício da cidadania”, afirmou.



O pedreiro Junior Almeida Lima, 33 anos, viu na implantação do fórum uma oportunidade de começar uma nova vida.

 “Já tinha um tempo que comprei este terreno [que fica em frente ao fórum] e agora, com a construção, resolvi fazer minha casa e um ponto comercial, pois acredito que o movimento aqui vai ficar bom.

 Espero que tudo dê certo porque aí posso mudar de ramo”, disse Lima afirmando que o fórum vai contribuir paa economia local.

Estiveram presentes na solenidade o desembargador Ricardo Duailibe, o prefeito José Gomes;

 o deputado Antonio Pereira, a juíza corregedora Francisca Galiza; presidente da Câmara municipal, Ely Josélio; o deputado estadual Antonio Pereira; a deputada estadual Francisca Primo;

 o conselheiro Ronald Sarney e o comandante da 14ª CIA de Polícia Militar, major Jonilson Diniz. 

Se fizeram presentes os vereadores da nossa cidade, os secretarios municipais de Buriticupu, vereadores e o vice prefeito de Bom Jesus das Selvas-MA.