O Fórum de Políticas Públicas de Buriticupu -MA, a rede Justiça nos Trilhos , operante ao longo do corredor de Carajás, e a ONG Justiça Global, sediada no Rio de Janeiro, realizarão no próximo dia 19 (quarta) uma audiência pública sobre conflito socioambientais.
A audiência é aberta à sociedade civil organizada, às instituições públicas atuantes na comarca de Buriticupu e no Estado do Maranhão. O objetivo é debater e buscar soluções sobre os conflitos socioambientais da região, as ameaças e criminalizações contra os movimentos sociais e defensores de direitos humanos. O evento também quer discutir sobre a fragilidade do sistema de garantia de direitos na Comarca de Buriticupu.
Foram convidados para audiência, representantes da Defensoria Pública do Estado do Maranhão, Secretaria Estadual de Segurança do Maranhão, Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos, Secretaria Estadual de Direitos Humanos, Procuradoria Geral de Justiça e Defensores Públicos itinerantes. Além de entidades, organizações e movimentos sociais que atuam na defesa dos direitos humanos.
A audiência dá continuidade a um evento anterior , realizado em julho de 2013 com forte participação popular e institucional, e busca debater avanços, impasses e contradições no enfrentamento dos problemas da Comarca de Buriticupu e região.
De acordo com as entidades organizadoras do evento, a audiência tem objetivo de cobrar por mais humanização das instituições públicas no município e no estado. "Será um movimento no qual vamos denunciar as inúmeras violações de direitos humanos ocorridas em nossa região e que até o momento não houve punição dos culpados".
A audiência acontecerá quarta (19), às 9 h, na Câmara Municipal de Buriticupu.

Rede Justiça nos Trilhos