Equipe também distribuiu material didático que será entregue aos participantes da metodologia




Uma equipe do Sebrae esteve visitando diversos municípios atendidos pela unidade regional em Açailândia, no período de 10 a 13 de fevereiro, no intuito de alinhar e planejar as atividades relativas à metodologia Balde Cheio, aplicada no projeto Agronegócio do Leite e Derivados na Região Sul, desenvolvida pelas unidades do Sebrae em Açailândia e em Imperatriz.



Integraram as atividades a gerente do Sebrae em Açailândia, Rosilene Borges acompanhada dos gestores Rhaufe Fonseca, Marcia Maria Martins de Imperatriz e do consulto Rafael Heringer. Eles estiveram reunidos com prefeitos, secretários de Agricultura e produtores de leite das cidades de Açailândia, Itinga, Buriticupu, Bom Jesus das Selvas, Vila Nova dos Martírios e Cidelândia.



Durante as reuniões, foi apresentado às equipes das prefeituras, aos técnicos locais e aos produtores atendidos, o calendário do consultor da Embrapa que acompanha a aplicação da metodologia na região, além de sensibilizar os envolvidos sobre a importância da manutenção do compromisso para que o projeto continue elevando a produção leiteira nas propriedades atendidas.

A gestora do projeto, a analista do Sebrae Marcia Maria Martins, afirma que é fundamental a parceria do poder público municipal para que a metodologia funcione e dê resultados positivos aos produtores locais.  

“Os produtores precisam desse apoio para ter mais incentivo em continuar realizando as atividades e propostas e garantindo o aumento de sua produção e, consequentemente, melhorando significativamente a sua renda e sua qualidade de vida”, destacou.

Durante a visita a Vila Nova dos Martírios, a prefeita Karla Batista reafirmou o compromisso em manter o incentivo aos produtores, assim como a apoio à criação de uma cooperativa leiteira na cidade – que deve melhorar o escoamento da produção, inclusive de municípios vizinhos.


Já em Buriticupu, o secretário de Agricultura Antônio Sousa colocou a equipe da secretaria à disposição do Sebrae para auxiliar nas atividades da metodologia. Ele também afirmou que, além do Balde Cheio, quer desenvolver outras atividades com outros produtores que fornecem alimentos para a prefeitura municipal, sempre contando com o apoio e a parceria do Sebrae.