Deputado Hildo Rocha (PMDB)
Deputado Hildo Rocha (PMDB)
Blog do Luis Pablo foi informado sobre o real motivo que levou o deputado federal Hildo Rocha (PMDB) a denunciar o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) de vender decisões.
No início do mês, dia 3, Hildo ocupou a tribuna da Câmara Federal para falar que o prefeito de Ribamar Fiquene, Edilomar Nery de Miranda, só foi cassado pela Corte Eleitoral por ter se negado a “dar dinheiro a emissários de membros do TRE”.
Em entrevista à imprensa, após dizer que o TRE “é uma caixa­-preta que precisa ser aberta”, o deputado falou que fez“essa revelação como um desabafo, porque estava me sentindo culpado, já que o prefeito foi cassado e estava deprimido, mesmo depois de eu garantir que ele não seria, porque acreditava que ele estava no direito dele”.
O desabafo de Hildo Rocha – apesar de não ter declinado quem foi o emissário e o membro do TRE envolvido no caso, tem nome e sobrenome: Guerreiro Júnior, atualmente presidente do TRE.
Hildo procurou o desembargador Guerreiro para falar sobre o processo do prefeito de Ribamar Fiquene. O deputado foi junto com o seu aliado político até o apartamento do magistrado, que garantiu que o gestor não seria cassado.
Presidente do TRE-MA, Guerreiro Júnior
Presidente do TRE-MA, Guerreiro Júnior
“Comigo é 0800 Hildo, não vai atrás desses advogados que só querem sangrar as pessoas, não te preocupado prefeito que você estar é com Hildo”, teria dito Guerreiro Júnior, dando dois tapinhas nas costas de Hildo Rocha, que saiu da casa do desembargador falando que não era para o prefeito se preocupar.
No dia seguinte, Edilomar Nery procurou seus advogados e determinou que entrassem com o recurso no TRE. O prefeito foi aconselhado pela sua defesa que não iria ganhar o processo, mas ele disse:“não se preocupem, que Hildo já falou com o desembargador”. Um dos advogados ainda brincou com o prefeito: “com Zé Gordo não funciona assim, o senhor vai perder de 4X2″.
Não deu outra. O julgamento entrou em pauta e a Corte Eleitoral cassou o prefeito por 4 a 2 – sendo o segundo julgamento em desfavor do prefeito, o primeiro foi de 4 a 3 em que o então presidente do TRE-MA, Froz Sobrinho desempatou pela cassação.
Após a derrotada, o prefeito de Ribamar Fiquene ligou para Hildo Rocha e esculhambou ele, falando até que ira renunciar o cargo. Mas seus advogados aconselharam o prefeito a não fazer isso e entraram com o recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que retornou ele ao cargo.
Por conta do voto de Guerreiro Júnior pela cassação do prefeito de Ribamar Fiquene, que o deputado Hildo ocupou a tribuna e fez o “desabafo” por ter se sentido humilhado pelo desembargador.
Esse foi o verdadeiro motivo que levou o deputado federal a denunciar o TRE.
Por Luís Pablo