Uma manobra imprudente de ultrapassagem indevida realizada pelo condutor de uma motocicleta (de placa ainda não identificada) teve um final trágico na tarde deste domingo, 24, na BR 222, no km 541, município de Buriticupu-MA.

O motociclista, identificado por Francinaldo Gonzaga de Sousa,de 38 anos,  natural de Santa Inês-MA, trafegava no sentido decrescente da rodovia, de Açailândia para Buriticupu, e ao tentar fazer uma ultrapassagem proibida pelo acostamento colidiu frontalmente com outra motocicleta, de placa OJJ 5805, conduzida por um homem identificado como Julipan, que veio a óbito no local.

Ele faz parte de uma agremiação de motociclistas do Maranhão. Na garupa da moto de Julipan estava a esposa, Alba Cristina Santos, de aproximadamente 40 anos, que ficou gravemente ferida e foi socorrida pelo SAMU. 

O causador do acidente, Francinaldo, também faleceu logo em seguida ao acidente, igualmente o passageiro, Leonardo da Silva Santos, de 35 anos, natural de Santa Luzia do Tide.

Segundo os primeiros levantamentos da PRF, o acidente aconteceu quando um veículo de carga realizava ultrapassagem sobre outro caminhão. Momento em que, Francinaldo, de forma totalmente imprudente, saiu de trás dos dois caminhões e tentou ultrapassá-los pelo acostamento. No sentido inverso estava um grupo de motociclistas, que em razão da ultrapassagem entre os dois veículos pesados, desceu para o acostamento. Nesse instante a motocicleta conduzida por Francinaldo colide frontalmente com a moto de Julipan e, lateralmente em mais outras duas.

As placas das duas outras motos são OCI 7131 e OFU 3840. Ambos condutores saíram lesionados levemente e foram conduzidos para Açailândia. Albia Cristina foi socorrida para o hospital municipal de Buriticupu. A polícia continua colhendo informações mais detalhadas do acidente e das vítimas. Algumas foram levadas para um hospital em Açailândia.

NÚMEROS PREOCUPANTES

Na última semana o Ministério da Saúde divulgou números preocuntes do crescimento da frota de motocicletas no país, o que também elevou proporcionalmente a quantidade de acidentes e vítimas deste tipo de transporte. Em dez anos triplicou o número de motos no Brasil e o número de mortos também. O Maranhão está entre os dez estados com maior número de óbitos na modalidade. As vítimas de acidentes de moto ocupam quase 70% dos leitos de ortopedia no estado.

FONTE: NÚCLEO DE COMUNICACÃO SOCIAL DA PRF