O Projeto de Lei do Executivo (PL) 008/2015, que trata sobre o Plano Municipal de Educação de Buriticupu-MA (PME) para os próximos dez anos, foi aprovado nessa quarta-feira (24), na Câmara de Buriticupu, em sessão extraordinária.
O projeto teve os itens mais polêmicos retirados, com a  emenda 001/2015, que  modificou 29 itens das meta do anexo da lei

A matéria traz  metas e estratégias que devem nortear a educação municipal na próxima década.
 O PL foi aprovado por unanimidade.
 Antes de entrar em votação, uma conferência sobre o tema foi realizada na quadra de esportes da Escola José Bonifacio, onde segundo a vereadora Joelda Medeiros(PMDB) os itens polêmicos " foi reprovado. porém membros da equipe que redigiu o texto para enviar a Câmara Municipal, não conformados com a reprovação do teor resolveram incluir novamente tais heresias, apostando no cansaço do gestor municipal. acreditando que ele não iria ler totalmente todas as paginas. pois o mesmo confia muito em sua equipe, que de má fé arriscaram e quase conseguiam de fato impor suas ideologias",  segundo a vereadora esse foi o motivo do prefeito Zé Gomes ter assinado ( sem ler) e  enviado o projeto com todos os itens polêmicos para câmara de vereadores, por isso a câmara  teve que fazer  emenda modificativa para que o projeto pudesse ser aprovado.

vereador  Leolando(PMN)
O presidente da Comissão de Educação, vereador  Leolando(PMN) considerou que a aprovação do projeto com emenda é um avanço. "Não deixei  de ouvir quem nos procurou. E quanto à questão de gênero, digo que na hora certa nossas crianças saberão distinguir o que é melhor para elas", afirmou o parlamentar.

A galeria estava lotada, entre os presentes
 Movimento de Renovação  Carismática da Igreja Católica, pastores: João Batista, Raimundo, Benedilsom  e Natan,(Ass. de Deus), pastor Isvaldo(Batista Nova Aliança), pastor Ailtom (IAGV),

Pastor João Batista
"Eu, como cristão e pai, não podia ficar alheio a esses itens. Era um plano de confusão, que tentava destruir a família. Ele resultaria na retirada do meu poder de educar meus filhos nos princípios que acreditamos"  (Pastor João Batista)
  
"Não precisa disso para que as pessoas tenham liberdade. A gente respeita a opção de cada um. A questão é que, com três anos na escola, vão tirar a inocência do minha filha. Queremos que a escola tenha um ensino normal", defendeu. (Cleber Flor(PR) relator da Comissão de Educação.


"Esse projeto foi debatido com participação popular já chegando a essa casa bem definido. Coube a nós, verificarmos minuciosamente os itens. e assim fizemos a retirando o que achamos e estendemos desnecessário por serem contrários aos princípios e valores da família".(Ely Joselio presidente da câmara).
O texto segue agora para sanção do prefeito de Buriticupu, José Gomes (PMDB).