O Sebrae no Maranhão tomou para si o desafio lançado pelo governador Flávio Dino e já está trabalhando junto ao poder público estadual para ajudar a reverter os baixos Índices de Desenvolvimento Humano nos 30 municípios maranhenses inclusos no Programa Mais IDH. A declaração foi feita pelo diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, que esteve em Grajaú na última semana para participar do I Encontro de Oportunidades de Negócios, promovido pela regional da instituição no Centro Sul Maranhense, que também comemorou um ano e meio de atividades. 


Quatro dos nove municípios da área de abrangência da Unidade Regional do Sebrae em Grajaú, localizada na região Centro Sul Maranhense, estão no Mais IDH: Jenipapo dos Vieiras, Arame, Fernando Falcão e Itaipava do Grajaú. Uma das tarefas do Sebrae será despertar a população economicamente ativa dessas localidades para a importância do empreendedorismo.


A instituição seguirá parâmetros elencados pelo Comitê Gestor do Programa Mais IDH no que diz respeito à criação e implementação de políticas públicas favoráveis à superação da extrema pobreza e desigualdades sociais no meio urbano e rural, tendo como vetor o desenvolvimento territorial sustentável.

 O Comitê Gestor trabalhará ações para promover, nesses municípios e baixo IDH, mudanças significativas em
setores como habitação, agricultura familiar, fornecimento de água, saneamento básico, emprego e renda, educação e outras.


“Nos comprometemos com o governador Flávio Dino a ajudar na implementação dessas mudanças com objetivo de reverter os índices sociais que pesam negativamente na nossa economia.

 O Sebrae, que já atua aqui na região Centro Sul como um articulador de políticas públicas favoráveis ao desenvolvimento da micro e pequena empresa, vai estar cada vez mais atuante no apoio aos empreendedores para que estes possam fortalecer seus negócios e, junto ao poder público, ajudando os prefeitos a mudar a realidade de seus municípios por meio do empreendedorismo”, destacou o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, que fez alusão, ainda, ao momento delicado pelo qual passa a economia brasileira.


“Os tempos de crise podem ser de grandes oportunidades para empreender, mas para tanto é necessário conhecimento. Venho de uma reunião com o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, onde ele nos pediu para retransmitir um recado no nosso estado: o Sebrae vai estar junto dos empreendedores maranhenses, independente da crise, dando-lhes apoio necessário para que possam desenvolver seu potencial empreendedor e os pequenos negócios com competitividade, mesmo em tempos de dificuldades por qual passa a economia brasileira”, informou João Martins. 


Para o prefeito de Sítio Novo, João Piquiá, presente ao Encontro de Oportunidades de Negócios em Grajaú, é importante que os gestores públicos percebam a importância da parceria proposta pelo Sebrae para o desenvolvimento econômico sustentável dos municípios.

 O gestor público, que já participou de várias capacitações da instituição, ressaltou que “os prefeitos precisam abraçar a parceria com o Sebrae e trabalhar de mãos dadas na execução dos projetos e ações que só trarão benefícios à economia local, à medida que desperta o potencial empreendedor dos munícipes e os fazem perceber que podem obter trabalho e renda sem a interferência direta da Prefeitura”. 


Encontro de Oportunidades 

O evento realizado por três dias pelo Sebrae na própria regional em Grajaú, reuniu mais de 50 empresas – entre ofertantes e demandantes do Centro Sul em busca de novos mercados para seus produtos e serviços. No total, foram negociados mais de R$ 100 mil em negócios, com projeção de triplicar esse valor em seis meses. 


O evento, pensado a partir de uma preocupação do Sebrae em contribuir com a economia da região, buscou ainda provocar uma reflexão sobre o que as cidades oferecem de produtos e serviços para suprir as demandas locais. “A ideia é, a partir deste primeiro evento, possamos realizar outras edições para que o Encontro de Oportunidade de Negócios em Grajaú possa fazer parte do calendário de eventos regionais, reunindo muito mais empreendedores do Centro Sul”, revelou o gerente do Sebrae em Grajaú, Wamberg Amaral. 


Além de proporcionar o encontro entre empresas ofertantes e demandantes, o evento que aconteceu de 30 de junho a 02 de julho, apresentou um espaço de exposição, uma
espécie de vitrine onde os empreendedores apresentaram ao público em geral seus produtos e serviços e, também, relizaram comercialização.


A artesã Oneides de Sousa expôs sua arte durante o evento e comemorou a repercussão que ganhou o seu trabalho, assim como dos demais artesãos que expuseram no I Encontro de Oportunidades de Negócios do Sebrae em Grajaú. “Fui convidada a participar dessa exposição e aceitei o desafio. Durante estes três dias apresentei meus produtos e mostrar a qualidade do meu trabalho. O resultado superou as expectativas”, sinalizou a artesã.


Para coroar o I Encontro de Oportunidades de Negócios em Grajaú o Sebrae convidou o professor e palestrante Cidinho Marques que falou sobre atitudes motivacionais para o sucesso na abertura do evento, para uma plateia formada por mais de 150 pessoas – dentre gestores públicos, autoridades e empresários. Doutor em Educação e especialista em treinamento para coach, Cidinho Marques ressaltou que, o mais importante, é que cada um aprenda e goste de cuidar de si mesmo – tanto em caráter físico quanto mental, social, emocional e espiritual.

“Pessoas que se gostam enxergam o mundo e as oportunidades de maneira diferente das demais e podem gerar mudanças significativas em suas vidas e no ambiente onde estão inseridas.

Quando empreendedoras, essas pessoas tornam-se referência em determinação, disciplina, competência técnica e inteligência emocional, sabendo ainda desenvolver a resiliência – a capacidade de enfrentar as dificuldades e saírem delas mais fortes”, explicou o professor, comentando que todos podem desenvolver essas habilidades que apontam para o sucesso. “Basta que queiramos. 

Vamos, portanto, dar início a esta mudança a começar por nós mesmos!”, comissionou o palestrante. 



CORRELATA 


Feira do Empreendedor vai capacitar 10 mil empreendedores

Durante a abertura do I Encontro de Oportunidades de Negócios de Grajaú , o Sebrae também fez o Lançamento da Feira do Empreendedor 2015, que este ano será realizado no Multicenter Sebrae, em São Luís, de 18 a 21 de novembro, com o tema “Transformando desafios em negócios vencedores”. 


Maior evento de oportunidades de negócios idealizado e promovido pelo Sebrae, a feira deste ano tem a expectativa de reunir um público de 14.500 pessoas e realizar mais de 10 mil capacitações em gestão de negócios, nos mais diversos segmentos. 


Em Grajaú, o lançamento da Feira do Empreendedor foi realizado pelo gerente da Unidade Regional do Sebrae em Imperatriz, Danilo Borges, que destacou a programação do evento e explicou como os empreendedores do Centro Sul Maranhense poderão participar.

“Além da oportunidade de participar como expositor, os empreendedores podem aproveitar para usufruir de toda a programação de conhecimento proporcionada pelo Sebrae, que vai de oficinas de culinária a eventos de inovação e tecnologia, como as starups. O Sebrae estará com todo o seu portfólio na Feira do Empreendedor, oferecendo, ainda, ideias de negócios no compasso das tendências de mercado e vocações produtivas do Maranhão”.
*Mariana de Sousa**Unidade de Marketing e Comunicação*
*Regional do SEBRAE em Grajaú - Ma*