Uma forma simples, prática e rápida de gerenciar atividades do cotidiano acadêmico. Foi com esse objetivo que os estudantes Lucas Rocha e Mário Carvalho do curso técnico em Informática do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Buriticupu, sob orientação do professor Ulysses Sousa, desenvolveram o aplicativo IF Agenda.
O aplicativo, que foi lançado no dia 21 de junho, funciona em celulares com sistema operacional Android e já encontrou inúmeros adeptos entre os estudantes do campus. Atualmente ele está disponível nos sites Google Play Store e Baixaki.
“Nós percebemos que havia uma necessidade dos alunos por um local onde eles pudessem armazenar as suas informações escolares. Armazenar tudo no cérebro não dá, né?”, explicou Lucas, um dos estudantes que desenvolveu o app. O IF Agenda contém um pacote de funções que ajudam a organizar as tarefas do dia a dia acadêmico dos estudantes, tais como cadastro das disciplinas do semestre, alarmes para notificar atividades, grade de horários, link para o Q-Acadêmico IFMA, entre outras.
“O app possui uma função de ‘Perfil de Usuário’ com a qual o aluno pode montar o seu próprio perfil e deixar o aplicativo com a sua cara, com foto, nome e frase que o identifique. Também há funções de envio de e-mail e configurações.
Trata-se de uma agenda estudantil com um pacote completo de funções que ajudam os estudantes a se organizar”, analisa o orientador do projeto, o professor do curso de Informática do Campus Buriticupu, Ulysses Sousa.
O aplicativo IF Agenda foi desenvolvido em um ano dividido em três etapas: fase de estudo, fase de implementação e fase de manutenção, momento em que atualmente se encontra.
“Convidamos alguns alunos para testar o app e distribuímos alguns formulários de avaliação para eles e nossos professores. A princípio eles não encontraram dificuldades e elogiaram bastante”, contou o professor.
Ele ressaltou também a importância de envolver alunos em atividades que extrapolam a sala de aula.
“O ponto mais importante é que o aluno tem a oportunidade de conhecer e estudar conteúdos que não fazem parte da grade curricular do curso. O Lucas e o Mário, por exemplo, tiveram a oportunidade de desenvolver um aplicativo em médio prazo passando pelas principais etapas da engenharia de software, tais como: análise de requisitos, projeto, desenvolvimento, testes e manutenção”, avalia Ulysses Sousa.
De estudante para estudante – O interesse pelo mundo da tecnologia uniu os estudantes Lucas Rocha e Mário Carvalho, de 18 anos, do curso técnico em Informática do IFMA campus Buriticupu no projeto IF Agenda. Foi a primeira grande experiência com desenvolvimento de softwares de ambos.
Bolsistas do programa PIBIC – Ensino Médio 2014/2015 do IFMA, eles desenvolveram o aplicativo em um ano, antecipando o prazo estabelecido inicialmente no projeto.
Enquanto Lucas ficava responsável pela parte gráfica do aplicativo, Mário se ocupava da parte de programação, com a organização dos dados. E a parceria deu certo. “Tínhamos
É só ver os comentários de avaliação do app no Google Play”, conta Lucas. Já Mário analisa que o cenário atual facilitou aplicação do projeto. “Já tinha um tempo em que comentávamos sobre a ideia de fazer algo interessante voltado para o estudante. Hoje, com a tecnologia, é muito mais fácil ter um celular na mão do que caderno”, avalia.
Por se tratar de um campo de atuação novo na cidade de Buriticupu, atualmente Lucas e Mário já são reconhecidos como os únicos programadores para sistema operacional Android do município. “Isso é um reconhecimento do nosso trabalho. Já fomos até aplaudidos por estudantes e professores dentro do Instituto”, disse Mário Carvalho.
E completou falando sobre a experiência que adquiriu com o projeto. “Eu tive duas grandes lições durante o processo de desenvolvimento desse aplicativo: a primeira é que grandes coisas podem ser realizadas por pessoas pequenas e, por isso, é importante que as pessoas não desistam de seus sonhos; a segunda coisa que levei desse projeto foi a experiência. Eu nunca havia trabalhado com prazos e responsabilidade. Foi uma grande experiência de vida”.
Em fase de manutenção, o aplicativo IF Agenda pode ser modificado e adaptado para melhor atender às demandas dos estudantes. “O foco do app é auxiliar o aluno. No entanto, algumas ideias estão surgindo para que o app se torne mais interativo a ponto de fornecer funcionalidades que possam melhorar a comunicação entre professor e aluno”, adianta o professor Ulysses Sousa.
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