O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Buriticupu vai realizar neste sábado (19) ações sociais para a comunidade Buriticupuense.

 É o Instituto Cidadão, programa desenvolvido desde 2008 pelo IFMA e que promove ações sociais nas cidade-sede onde ele acontece. Neste sábado, durante todo o dia, o campus oferecerá prestação de serviços dos setores públicos, privados, sociedade civil organizada, profissionais liberais, dentre outros. 

Na ocasião haverá palestras, atividades desportivas, serviços médicos, odontológicos, exames bioquímicos como testes de glicemia e HIV, orientações jurídicas, atrações culturais, além da emissão de documentos como RG, CPF, carteira de trabalho e outros serviços.

Neste ano, as ações do Instituto Cidadão no IFMA Campus Buriticupu tiveram início na última sexta-feira (11). Assim, já é possível obter a emissão de documentos, por meio do Viva Cidadão, que está instalado no campus, das 8h às 18h.

O Programa Instituto Cidadão foi idealizado em 2008, em Buriticupu, quando se identificou que, por falta de acesso à internet e ausência de documentos como RG e CPF, havia dificuldade de inscrição no processo seletivo unificado para admissão de alunos na unidade do IFMA daquela cidade. 

Para tentar solucionar as dificuldades, o IFMA passou a fornecer acesso à internet em seus laboratórios de informática, com servidores e/ou monitores para atender a população no período de inscrição. 

Além disso, foi realizado levantamento de moradores que não possuíam documentos de identificação. Após esse trabalho, o auxílio do Viva Cidadão, órgão do governo do estado, foi solicitado, a fim de facilitar o acesso da comunidade à retirada de documentação.

O Instituto Cidadão deve ocorrer ainda este ano com edições nas unidades do IFMA de São Raimundo das Mangabeiras e de Alcântara. secom ifima