Buriticupu-MA: Hoje dia 21 de outubro aconteceu no município maranhense  uma grande caminhada em alusão ao movimento internacional outubro rosa, movimento organizado na cidade pela secretaria de saúde, coordenado pela enfermeira Hérida Silva e Silva, filha da Secretária de Administração do Munícipio Maria José da Silva e Silva que participou e apoiou o ato.

Hérida é enfermeira efetiva do município de Buriticupu e juntamente com sua equipe realizou vários atendimentos de saúde, especialmente ligado a saúde da mulher, durante toda a manhã as mulheres puderam fazer exames de glicose, HIV, auto exame e outros procedimentos médicos.

Para a secretária Maria José a campanha de conscientização é realizada por diversos entes no mês de outubro. dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. “Me senti muito feliz por ter tido muita adesão ao movimento aqui em Buriticupu” afirmou a secretária.

O movimento surgiu em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York e desde então vem sendo promovida anualmente no município de Buriticupu.

 O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Foi um movimento muito tranquilo e animado, durante toda a manhã estiveram presentes muitas mulheres e técnicos da Secretaria de Saúde e Assistência social, vestidas de rosa e com balões animando a caminhada.


 Prestigiaram o evento o secretário de Saúde Elias Rocha, Betel Santana Secretaria de Educação, Joelda Torres secretária de desenvolvimento social, Antônio Gonçalves, Secretário de agricultura, Jailson Soares secretário de esporte e Magdonel Valero secretario de cultura. fotos retiradas inter net.