O titular do Blog JO Fernandes percorreu pontos da Cidade de Buriticupu no Oeste Maranhense e flagrou este caso:
Em um posto de saúde em construção na rua Divino Espírito Santo é possível observar total desrespeito às normas de segurança do trabalho, os trabalhadores não usavam capacetes, na mesma obra os funcionários estavam descalço sem luvas e sem nenhum tipo de proteção contra acidentes e havia até crianças entre os operários.

Compromisso


No começo de sua gestão o prefeito Zé Gomes(PMDB) firmou um TAC (Termo de Ajusto de Conduta) com o MPT (Ministério Público Trabalho) sobre o assunto, mais uma que o prefeito não cumpre, em matéria de descumprir acordo Zé Gomes é especialista.

VEJA OS EPIS OBRIGATORIOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL:
 Capacete de segurança: Usado para fornecer proteção para a cabeça contra impactos causados pela queda de objetos e materiais.
– Protetor auditivo tipo plug: Muito usado para controlar a exposição ao ruído.
– Protetor auditivo tipo concha: Muito usado para controlar a exposição ao ruído. O preferido pelos profissionais que atuam na betoneira, pois dificulta do plug a entrada de sujeira na audição.
– Botina de segurança: Fornece segurança para os pés contra perfurações causadas por pregos e outros, proteção contra queda de objetos (bico de aço), evita que o trabalhador seja vítima de escorregões. 
– Máscara para poeira: Proteção contra poeiras provenientes de corte de tijolos, cerâmicas, etc. Proteção contra o pó proveniente de madeira.
– Máscara para produtos químicos: Usada por todos os atingidos pelo pó de cimento gerado na betoneira. Muito usada também para proteger contra os químicos na pintura. 
– Cinto de segurança tipo pára-quedista: Indicado para proteção em trabalho em altura. Vale lembrar que trabalho em altura é todo trabalho acima de 2 metros de altura (NR 35.1.2). 
– Luva de raspa: Para proteção em trabalhos onde haja risco de corte ou para trabalhos com risco de lesão. Muito usado no carregamento de ferros e vergalhões…
– Luva de látex: Muito usado por pedreiros para evitar contato com cimento, argamassa, etc. O ponto negativo desse EPI é a resistência que é baixa.
– Viseira de proteção: Serve para proteção contra partículas em projeção. Muito usado em serras circulares, lixadeiras e policortes.
– Óculos de proteção: Serve para proteção contra partículas em projeção.
Tem uma desvantagem perante a viseira. Os lados dos óculos têm pequenos espaços que podem permitir a passagem das partículas.
– Filtro solar: Esse não é EPI, mas é muito importante para proteção contra raios solares. Deve ser usado pois as normas de segurança não exigem apenas EPI. Exigem que a empresa promova medidas de segurança, a empresa então, adota a mais indicada.