Do G1 MA
PRF apreende 68 veículos durante realizada no Maranhão (Foto: Ascom PRF / Divulgação) (Foto: Ascom PRF / Divulgação)
Sessenta e oito veículos foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante operação desencadeada, no período de 07 e 11 de dezembro, no Maranhão. Os automóveis eram roubados ou furtados e circulavam em diversas regiões do estado.

Com o resultado da operação a PRF supera o número de 260 veículos roubados/furtados recuperados em 2015 no estado. A operação resultou também em dezenas de prisões por diversos crimes como, por exemplo, roubo, furto e receptação de veículo; uso de documento falso, embriaguez ao volante, porte ilegal de arma de fogo, dentre outros.

A Operação foi realizada pela PRF, com a participação de uma equipe do Piauí, e com o apoio da Polícia Civil do Maranhão. A maioria dos veículos apreendidos durante a operação foi roubada/furtada em outros estados, com predominância no GoiásDistrito FederalBahiaCearáe Piauí. Os recursos da operação foram garantidos pelo Departamento de Polícia Rodoviária Federal através da Coordenação Geral de Operações.
Material apreendido durante a operação da PRF (Foto: Ascom PRF / Divulgação)Material apreendido durante a operação da PRF
(Foto: Ascom PRF / Divulgação)
Investigações
Agentes da PRF dividiram geograficamente as áreas com maior concentração de veículos roubados / furtados após levantamentos e denúncias anônimas.

Ação foi dividida em duas grandes regiões: A primeira, localizada no centro do estado, incluiu as cidades de Presidente DutraSão Domingos do MaranhãoGovernador Luiz Rocha, Colinas, Jatobá, São Roberto, TuntumEsperantinópolis.

A segunda frente atuou mais ao nordeste, especialmente no Baixo Parnaíba e Médio Itapecuru, atingindo os municípios de Vargem GrandeSão Benedito do Rio PretoUrbano SantosChapadinha, Anapurus, Mata RomaBrejo, São Bernardo, Coroatá e Coelho Neto.

Prisões
Dois vereadores foram presos nas cidades de Urbano Santos e Santa Filomena do Maranhãopor estarem conduzindo veículos roubados. Em Mata Roma, um empresário também acabou sendo preso por ter sido encontrado com um veículo de procedência ilícita.

Em Coroatá, um ex-foragido da justiça conhecido como “Papaléguas”, que responde por assalto a agência dos Correios, homicídio e corrupção de menor acabou sendo recapturado.  Em 2012, ele havia fugido da delegacia regional de Imperatriz e foi preso pela Polícia Militar na cidade de Balsaspor porte ilegal de arma de fogo.