Os 10 novos conselheiros tutelares (cinco titular e cinco suplentes) eleitos em pleito realizado em outubro do ano passado, foram empossados na manhã desta segunda-feira (11).

 A solenidade ocorreu no plenário da câmara de vereadores e foi presidida pela presidente do (CMDCA) conselho da criança e adolescente Marlucia Azevedo.

O Prefeito de Buriticupu, José gomes Rodrigues, junto com a secretária municipal de administração Maria José da Silva e Silva, Paulo Sérgio,  no ato representando a secretaria de Assistência Social Joelda Medeiros e a presidente do CMDCA, Marlucia Azevedo e Dr. Claudio representeando Dr. Talis defensor público, empossaram os conselheiros que atuarão no quadriênio 2016-2019.


No ato da posse, os conselheiros assinaram termo de responsabilidade sobre seus direitos e deveres para o exercício da função pública.


O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, vinculado à Secretaria Municipal de desenvolvimento Social trabalho e economia solidária (SEMDESTES), encarregado por zelar pelos direitos da criança e do adolescente.

Os empossados terão quatro anos de mandato e atuarão em todo município de Buriticupu. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais com vencimento de R$ 900.00. Cada conselheiro tutelar eleito atende a requisitos para o exercício da função, tais como experiência de no mínimo, dois anos com crianças e adolescentes, reconhecida idoneidade moral e residência em Buriticupu há mais de dois anos.


Discurso de pose 
por:Elias Mendes 

É com grande honra e satisfação que agradecemos a cada voto confiado a nós, pois cada um deles foi de grande importância para nossa vitória. Agradeço, também, a cada um que contribuiu para nossa vitória, sem vocês essa vitória não seria possível.

Reitero aqui nosso compromisso na defesa e garantia de direitos de nossas crianças e adolescentes, vamos atuar e exigir a cada momento a efetivação de políticas públicas que assegurem de fato o crescimento, desenvolvimento e formação de qualidade de nossos meninos e meninas. Sei que esta tarefa não será fácil, mas estamos felizes e dispostos a encará-la com coragem e hombridade.
         
Ainda há muitos avanços a se ter em relação aos Conselhos, sua autonomia, estrutura e funcionamento, trabalharemos duro para que isso aconteça com extrema prioridade, pois só com um Conselho forte e em plenas condições de funcionamento garantiremos direitos e defenderemos cada uma de nossas Crianças e Adolescentes.

Mais uma vez agradeço a cada um pela confiança e peço que se juntem a nós nessa luta pela garantia de direitos e pelo fim de qualquer tipo de violência ou negligência contra nossas crianças. E por fim, nos colocamos a disposição de cada um para o diálogo, acompanhamento, sugestões, críticas, enfim para tudo aquilo que possa contribuir na melhora de nossa atuação como Conselheiros.

MUITO OBRIGADO QUE DEUS ABENÇOE TODOS NÓS SEMPRE.