Foto do jornalista Felipe Klant
Foto de Ribamar Alves do jornalista Felipe Klant
Nesta sexta-feira (12), ao que tudo indica, a Câmara de Vereadores da cidade de Santa Inês deverá se reunir e, enfim, se posicionar diante da prisão do prefeito da cidade. Ribamar Alves, segue preso em Pedrinhas, desde o dia 29 de janeiro deste ano, acusado de estupro de uma jovem de 18 anos.
Será a primeira vez que a Câmara de Vereadores estará se reunindo após a prisão da maior autoridade do Município. Muitos aguardam que os vereadores, na sua maioria aliados de Ribamar Alves, decidam pelo afastamento definitivo do gestor do cargo de prefeito.
Os defensores da tese de afastamento definitivo estão se baseando, conforme o Blog já demonstrou (reveja), na Lei Orgânica do Município, que no seu artigo 50, que diz: “O prefeito e o vice-prefeito não poderão ausentar-se do município por prazo superior a oito dias sem prévia licença da Câmara, sob pena de perda do mandato”.
Na sexta-feira, quando da reunião dos vereadores de Santa Inês, Ribamar Alves estará completando 15 dias que estará preso em Pedrinhas e portanto afastado das funções de prefeito.
Resta saber se a Câmara de Vereadores cumprirá a legislação e se posicionará diante do grave episódio, que, infelizmente, tem enlameado o nome da cidade de Santa Inês, ou se a subserviência do Legislativo diante do Executivo acabará prevalecendo.
É aguardar e conferir.
por Jorge Aragão