Uma manifestação promovida pelo MST Mulheres interrompeu desde o início da manhã desta segunda-feira (7) as operações de carga e passageiros da Estrada de Ferro Carajás (EFC), no Km 184 da ferrovia, próximo ao município de Igarapé do Meio (MA). Manifestantes ocupam a linha do trem. A ação, segundo o movimento Mulheres Sem Terra, faz parte da Jornada Nacional de Lutas das Mulheres em defesa da natureza, alimentação saudável e contra o agronegócio. Um dos temas é da jornada é o massacre de Carajás, que, em 2016, completa 20 anos.

 Por causa da paralisação das atividades, cerca de três mil pessoas que utilizam o Trem de Passageiros deixarão de viajar segunda e terça-feira (8), segundo estimativas da companhia Vale, que opera a ferrovia. A interdição compromete ainda o transporte de combustível para municípios da região do sudeste do Pará, sul do Maranhão e centro-norte do Tocantins.

Em nota, a companhia reforça que ‘não concorda com esse tipo de manifestação pois impede o direito de ir e vir da comunidade’, e orienta que os passageiros que já haviam comprado seus bilhetes podem ir às estações e pontos de vendas para realizar remarcação a partir de quarta-feira (9) ou solicitar reembolso a partir da sexta-feira (11). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-285-7000 (chamada gratuita).

A Vale informou ainda, por meio de comunicado oficial, que o trecho bloqueado já foi liberado pelos manifestantes e que as operações de carga já voltaram à normalidade.

 Veja a nota na íntegra:
Nota
A Vale informa que a Estrada de Ferro Carajás (EFC) foi liberada pelos manifestantes no trecho do Km 184, próximo ao município de Igarapé do Meio (MA). Com isso, as operações de carga estão normalizadas. Contudo, a manifestação promovida pelo MST Mulheres, que bloqueou a ferrovia no início da manhã, impediu que o Trem de Passageiros partisse hoje às 8h da Estação de São Luís com destino à Parauapebas. Cerca de três mil pessoas que utilizam o serviço deixaram de viajar.
A Vale repudia qualquer ato de invasão da Estrada de Ferro Carajás, que impede o direito de ir e vir de toda comunidade, e informa que já adotou as medidas judiciais cabíveis.
Os passageiros que já haviam comprado seus bilhetes podem ir às estações e pontos de vendas para realizar remarcação à partir de quarta-feira, 9/3, ou solicitar reembolso a partir de sexta-feira, 11/3. Os usuários do Trem de Passageiros que desejarem obter mais informações, os contatos podem ser feitos por meio do Alô Ferrovias (0800 285 7000).


Do G1 MA