Desde que assumiu a comarca de Buriticupu-MA em agosto de 2014, o juiz de direito Dr. Duarte Henrique Ribeiro de Sousa, vem fazendo uma revolução jamais vista na comarca que tem o município de Bom Jesus das Selvas como termo judiciário.

Sobre o comando do magistrado, a justiça já desenvolveu inúmeras ações, como por exemplo, mais de 300 casamentos grátis pelo sistema de mutirão (casamento comunitário), centenas de cestas básicas (oriunda de transações penais), distribuídas a população carente previamente cadastra, mais de 20 juris popular, além de milhares de ações penais julgadas em tempo abio. Processos que se arrastavam a anos estão tendo celeridades na gestão de Dr Duarte.

Hoje começou asemana do Tribunal de Júri de 2016, evento que virou tradição na comarca com a chagada do juiz, esta já é a 3ª edição.

Serão jugados está semana os réus:

Divaldo Rodrigues dos Santos “júri realizado hoje, réu condenado a 15 anos de prisão em regime fechado, por ter matado Bernardo de Souza a tiros no dia 20 de novembro de 2011 em Bom Jesus das Selvas, o agora condenado pela Justiça encontra-se foragido.

Dia 26, amanhã terça-feira vai a juri popular, o réu Jose Rodrigues dos santos, acusado de matar Maria Dulce Castro dos Santos dia 4 de agosto de 2012
Na Vila Bem Querer Cickel zona Raul de Buriticupu, a vítima era esposa dele a sete anos.

Dia 27, na quarta-feira é a vez do réu Diego Menezes Silva, acusado de matar, Maria do Espirito Sando Andrade Barbosa, no dia 31 de agosto de 2013 no povoado Sagrima distrito de Buriticupu.

Dia 28, na quinta-feira quem vai a júri é Edilson da Conceição Correia acusado de matar o próprio irmão Edinilson da Conceição Correia o crime ocorreu no dia 20 de março de 2015 na Terceira Vicinal zona Rural de Buriticupu.

E para encerar a semana na sexta-feira dia 29, será levado a júri, Antônio Sousa da Silva (Denis) acusado de matar Paulino de Jesus Santos no dia 16 de abril de 2000 na Sagrima a 7 km da sede da comarca. 

      RECOMENDAÇÕES: 

As pessoas que quiserem assistir as sessões dos  júris terão que seguir as regras estabelecidas pelo Juiz:
  
01- trazer documento original com foto.

02- trajar roupas apropriadas (proibida a entrada de mulheres com minissaias e homens de bermudas) .

03- proibido utilizar celular no salão do júri.

04- serão distribuídas senhas no local, pois o número de vagas será limitado .

05- a rua frontal do fórum será interditada e teremos reforço policial da tropa de choque, guarda municipal, policias civil e militar e segurança privada.