A cidade Maranhense de Buriticupu a 417km de São Luís, se destacou no cenário nacional pela sua indústria madeireira forte. Mas com o fim da madeira legal e as implacáveis fiscalizações realizadas pelo ICMBiodo (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos), coibindo a extração de madeiras ilegais em Terras indígenas e da reserva biológica do Gurupi. As atividades madeireiras foram reduzindo drasticamente chegando quase zero.
A operação HYMENAEA deflagrada no último dia 14 em cumprimento a portaria, o inquérito policial nº 659/2014-SR/DPF/MA, que motivou a expedição de 18 mandados de prisão, sendo 11 mandado de prisão preventiva e 7 de prisão temporária (relembre aqui), a ação foi a gota d’água para o fim das atividades madeireiras no município de Buriticupu. 

 Na operação HYMENAEA, os federais explodiram e queimaram TODAS as serrarias, caminhões e carregadeiras. Prenderam bens e pessoas supostamente envolvidas em atividades ilegais.


Os empresários do ramo madeireiro já migraram para outras atividades como soja, pecuária, postos de combustível e outras atividades devidamente legais.

 “Buriticupu já tem algum tempo que sua economia não gira mais em torno da madeira, mesmo assim é um município forte de um povo trabalhador e que sabe se reerguer, se não podemos mais contar com a madeira a gente parte para outro ramo que seja legal” disse um ex-proprietário de serraria..