A Igreja de São José de Ribamar, localizada na rua do Espírito Santo, próximo ao IFMA em Buriticupu-MA, está em festa de 02 a 10 de julho de 2016.



São José de Ribamar sua história no Maranhão.

 Conta os aldeões do município próximo aos indignas potiguaras São Luís-MA, que um navio vindo de Portugal estando ameaçado em naufrágio o capitão rogou a proteção a São José, seu devoto que não afundasse, prometendo erguer uma capela em sua homenagem.

 Tal foi a contrição da súplica que imediatamente o mar acalmou-se e todos chegaram em terra são e salvos. Para cumprir a promessa trouxe de Lisboa uma imagem de São José e colocou-a na pequena igrejinha construída em frente do mar. Mas devotos residentes da antiga aldeia Anindiba.  Entenderam que a imagem deveria ser levada para antiga povoação indigna, e sem que ninguém soubesse, realizaram seu intento.

No dia seguinte, porém, viram que a imagem ali não mais se encontrava, pois voltara misteriosamente à capela de origem. Repetiram a transferência e colocaram pessoas a vigiar o santo, para que ele não voltasse.

Como um luzeiro seu cajado foi transportado por anjos e deixando rastros de luz até seu local de origem na antiga capela construída, ai eles compreenderam que a imagem deveria permanece ali. Mesmo assim queriam construir uma capela maior só que não de frente para o mar e ela foi a ruína e caiu, assim eles mais uma vez compreenderam que a igreja deveria ficar de frente acima do mar. Por isso ficou chamado São José de Ribamar.