Estudantes do IFMA (Instituto Federal do Maranhão) Campus Buriticupu, estão realizando nesta semana manifestações contra a PEC 241/2016 e a MP 746, que tramita no Congresso Nacional proposta pelo governo do presidente Michel Temer, que visa fazer mudanças na educação. Além de Buriticupu as mobilizações estão acontecendo em todos os IFs do país contra essas modificações impostas sem diálogo com professores e estudantes.

O nosso protesto tem o objetivo de lutar por uma escola libertadora, laica onde os jovens possam ser sujeito de aprendizagem democrática, crítica e de transformação do mundo para uma sociedade justa e igualitária”. (Disse Náthaly Victoria aluna buriticupuense).

 "Ao invés de promover a censura nas escolas e criminalizar os lutadores, o estado deve prover educação com investimentos de 10% do PIB nos setores públicos, não vamos aceitar esse golpe contra a democracia que retrocede os direitos constitucionais já conquistados, não somos figurativos. Com educação não se gasta se investe, isso não foi apenas um protesto foi um grito por mais educação. Estamos em luto, luto pelos nossos institutos, luto pela educação". (Declarou Maria Aline aluna do instituto).