Alunos e professores do IFMA (Instituto Federal do Maranhão) Campus Buriticupu, promoveram na noite desta segunda-feira (07) um debate sobre a PEC 241, essa é a segunda vez que alunos do campus de Buriticupu no Vale do Pindaré, realizam movimentos do tipo.(Relembre aqui).
O evento partiu da iniciativa dos alunos, encabeçados por Silvio (estudante de biologia) e Silvestre (formando de gestão pública), contou com participação de alguns professores, entre eles Andreia, Ricardo, Netão e Eristenia.

Na sua fala a professora Eristenia Fonseca, expilou que a ideia do debate é ampliar as discussões a cerca da PEC, enquanto instituição pública e formadora de opinião, para que possa levar não só a comunidade acadêmica mas a população de Buriticupu, oportunizar essas pessoas o conhecimento acerca dos impactos que a PEC poderá proporcionar se aprovada.

Então enquanto professora, enquanto formadora de opinião, defendo que esses debates venham acontecer pra que a gente possa trazer mais embasamento nas discussões, que não possamos ficar baseado em questões meramente políticas ou ficar a mercê de análises técnicas que nem sempre são as mais corretas”. Finalizou a professora eixo meio ambiente.

"A PEC diz o seguinte, que os nossos gestores precisam ter responsabilidade com a coisa pública, o que aconteceu no país nos últimos 10 anos é que quando arrecadava muito se gastou muito, ninguém previu que a arrecadação poderia cair e agora sem dinheiro? Sem arrecadação? Vai se fazer o que? O que vamos fazer agora sem dinheiro? Com um monte de despesas para pagar. Quem vai pagar isso? O povo. A gente se revolta, mas somos nós  que vamos arcar com tudo.
 Outra coisa que coloquei no debate é que nossas leis são progressistas como nossa constituição, mas elas precisam também ser realista quanto ao dinheiro que possuímos. O governo não produz nada, se sustenta de impostos. Quando se tem uma massa trabalhadora de 12 milhões de desempregados deixando de produzir, a conta não fecha.  O discurso de que a culpa é do empresário, está equivocado, é ele que gera emprego e renda, não podemos debitar a culpa neles, esses discussões exacerbadas precisam ser mais esclarecidos, a PEC não se trata apenas de uma ação governamental isolada, mas de um conjunto. ela é necessária para que tenhamos um pouco mais de responsabilidade com a coisa pública.
 É necessário também as reformas trabalhista, tributária e política, para que o nossos impostos não vá direto  para o ralo da corrupção, que é o que acontece hoje, Isso tem que mudar". Explicou Raimundo Neto, professor de administração.

Isso é uma questão política e disso eu entendo e resolvi mostrar para as pessoas que a PEC não é um discurso técnico, tecnicismo esta encobrindo o que de fato é o discurso de um grupo político que perdeu a eleição e que conseguiu tomar o poder. É isso que a PEC esta atendando fazer, para mim não tem contraditório e vai afetar a classe trabalhadora, ainda bem que os meninos aqui estão acordando e vão abrir o debate na cidade e iremos estar pronto para ajudar”. Disse Andreia professora de administração.