O Serviço de Inteligência da 5ª CI PMMA apreendeu mais de uma tonelada de trilhos entre outros materiais e dormentes usados na linha do trem da empresa VALE. O material foi encontrado em um caminhão, na linha férrea região de BOM JESUS DAS SELVAS-MA, na localidade conhecida como rio azul. Segundo os policiais, o veículo suspeito estava sendo monitorado já algum tempo. O Caminhão Caçamba VW/24.250 CNC-6X2 da cor preta/ Placa: NMV-3906 de Açailândia-Maranhão e o material apreendido foram conduzidos para a 9ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Açailândia. 

O delegado Saniel Ricardo, relatou que além do furto de combustível há também furto de material que não são mais utilizados pela VALE, como placas de trilhos entre outros. Dois suspeitos foram presos; JOSÉ DUARTE FEITOSA CARVALHO, 54 Anos e ANTÔNIO MARCOS MENDES BARROS, 22 Anos. Foi feita ainda a apreensão de um adolescente identificado pelas iniciais A.S.S, de 17 Anos.

Sendo o EMPRESÁRIO JOSÉ DUARTE apontado como contratante dos serviços que estavam subtraindo sem autorização os trilhos do trem da VALE; Ele seria o dono do caminhão que foi apreendido e de uma chácara localizada as margens da linha do trem no município de BOM JESUS DAS SELVAS. Em seu depoimento à polícia, disse que teria contratado o ANTÔNIO MARCOS e o DI MENOR para realizar uma limpeza geral na sua chácara. E na ocasião teria pedido para que os mesmos pegassem o material e colocassem dentro do caminhão.

O delegado plantonista fez os procedimentos cabíveis ao caso o atuou JOSÉ DUARTE e ANTÔNIO MARCOS em flagrante delito, pelos crimes de furto qualificado e associação criminosa e ainda por corrupção de menores. Já o adolescente responderá por um boletim de ocorrência infracional pois foi inserido inocentemente em pratica delitiva por esta na companhia de dois homens que são maiores de idade. 

por Célia Fontinele