GLOBO) – Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 já podem ser consultados no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As notas foram divulgadas na manhã desta quarta-feira pelo órgão, que é responsável por aplicar as provas no Brasil todo.


Para ter acesso aos seus resultados no exame, o candidato deve fazer login no site usando seu CPF e a senha de inscrição. As notas se referem às provas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e redação. Estão disponíveis as notas de quem fez o Enem nos dias 4 e 5 de novembro e nos dias 3 e 4 de dezembro.

Logo depois de divulgar os resultados, porém, o site começou a demonstrar instabilidade. Os técnicos do Inep ainda estão trabalhando para corrigir o problema.

As notas do Enem devem ser usadas pelo estudante em busca de vagas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que será aberto no dia 24 deste mês, terça-feira que vem. Serão oferecidas 238 mil oportunidades em 131 instituições, incluindo universidades federais, institutos federais e instituições estaduais.
As inscrições, que serão feitas pela internet, vão até o dia 27 de janeiro ( sexta-feira). No momento da inscrição, cada candidato poderá escolher até dois cursos. Segundo o MiEC, o número de vagas oferecidas no Sisu cresceu 4,5% em relação ao primeiro semestre do ano passado.
O resultado no Enem também dá acesso à concorrência por bolsas do Programa Universidade para Todos (Pronuni) e ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Candidatos com mais de 18 anos podem usar a prova também como certificação do ensino médio.

Conforme noticiou O GLOBO neste mês, o ministério estuda mudanças no exame com o objetivo de reduzir o tempo de espera ao qual são submetidos os candidatos sabatistas e de reduzir os gastos com o teste, que custou R$ 798,8 milhões em 2016. A prova poderá, por exemplo, ser aplicada em dois domingos ou em apenas um dia. Uma mudança, porém, já foi confirmada pela pasta: o Enem não servirá mais para certificação do Ensino Médio.

A edição de 2016 passou por contratempos, levando à separação da aplicação das provas para dois finais de semana, devido às ocupações em escolas ao redor do Brasil. Dos 6 milhões de candidatos que passaram pelo exame, 5,8 milhões fizeram as provas nos dias 5 e 6 de novembro, e outros 273 mil em 3 e 4 de dezembro. Posteriormente, nos dias 13 e 14 de dezembro, 53 mil pessoas privadas de liberdade fizeram o exame.