O Maranhão esteve representado no encontro do ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, com os secretários de segurança dos estados, na manhã desta terça-feira (17), na capital federal.

O secretário de segurança pública do Maranhão Jefferson Portela, na condição de presidente do Colégio Nacional de Secretários Estaduais de Segurança Pública, participou da reunião onde foram debatidas a atual situação do sistema prisional brasileiro, além de discutido o Plano Nacional de Segurança Pública apresentado no início do mês.

Durante a reunião todos secretários da pasta de segurança foram unanimes em sugerir ao ministro da Justiça uma receita vinculada com a saúde e a educação para ampliar recursos na segurança pública, além de cumprimento integral das penas pelos chefes de facções internos em presídios federais. As discussões enveredaram, ainda, pela criação e fortalecimento de núcleos de inteligência nos estados na tentativa de inibir os planos dos criminosos.

No mesmo evento, na condição de presidente do Colégio Nacional de Secretários Estaduais de Segurança Pública (Consesp), Jefferson Portela concedeu entrevista coletiva a profissionais da imprensa nacional, onde explanou que a reunião visa definir estratégias de combate às organizações criminosas em todo o país, “Serão discutidas medidas imediatas conforme a situação dos estados, tendo como base os relatórios que foram elaborados pelos respectivos secretários de segurança” informou Jefferson Portela.

Nesta quarta –feira (18), será a vez dos governadores se reunirem com o presidente da República, Michel Temer, visando a assinatura de acordo para o cumprimento do Plano Nacional de Segurança Pública que, dentre outros projetos, prevê a construção de presídios federais e a instalação de bloqueadores de celulares e scanners nas penitenciárias.

Por: Anselmo Oliveira – Ascom/SSP