O projeto Cuidar - Primeira Infância: abrace essa ideia, lançado em novembro do ano passado, já chegou a marca de 33 embaixadores, além dos parceiros, engajados em uma mobilização social que visa potencializar ações e iniciativas voltadas à valorização da 1ª infância, faixa etária que compreende crianças de 0 a 6 anos. Semana passada, na sede da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), foi realizada mais uma reunião de trabalho do grupo, para apresentação das ações e eventos a serem desenvolvidos pelas instituições públicas, sociedade civil e iniciativa privada nos primeiros três meses de 2017.

Iniciativa que partiu dos Núcleos de Direitos Humanos (NDH), com a participação do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente, ambos da DPE/MA, o Projeto Cuidar tem como foco inicial a população de São Luís. Para a defensora pública Clarice Viana Binda, que conduziu o encontro da semana passada, buscar a conexão entre os diversos embaixadores e as ações desenvolvidas por eles é de fundamental importância para o sucesso do projeto, que tem caráter permanente, e deve ser estendido, em fase futura, para o interior do estado.

“As ações apresentadas nessa reunião já integram, de alguma forma, o calendário de atividades das instituições e entidades embaixadoras do projeto. Estamos sistematizando-as, para propiciar maior interação entre elas, com vistas a potencializá-las, de forma que isso repercuta em toda a sociedade, fortalecendo a cultura do cuidar, tendo como base o Marco Legal pela Primeira Infância”, explicou Clarice Binda, lembrando que outro importante eixo motivador do projeto é o documentário “O começo da vida”, dirigido por Estela Renner e apoiado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com o Instituto Alana e outras entidades.

O defensor público Davi Rafael Veras, titular do NDCA, que também participou da reunião, informou que o documentário colabora com as discussões propostas pelo Projeto Cuidar na medida que fornece o argumento científico de que a primeira infância é determinante no desenvolvimento humano e na construção de uma sociedade melhor. “É importante frisar outro componente presente no projeto, que é o da transversalidade. Por essa razão, as ações não se  dirigem apenas aos pais e às crianças de 0 a 6 anos, uma vez que todos nós somos responsáveis por assegurar que este pequeno cidadão seja realmente um sujeito de direitos e tenha acesso a todas as políticas públicas de proteção e defesa voltadas a essa faixa etária”, destacou o defensor público, ao lado da assistente social do NDH, Guadalupe Barros.

Novos embaixadores – Na reunião, foi reservado um momento para agradecimento aos novos embaixadores. Dentre eles, confirmados este ano, está a TV Mirante. A emissora anunciou, em reunião realizada no início do mês, que dará início, depois do carnaval, à exibição de um quadro especial sobre a primeira infância, a ser veiculado sempre às terças-feiras, no programa Bom Dia Mirante. Além deste, o projeto conseguiu incluir na grade de programação local a veiculação de spots e vídeo promocionais da campanha.

A direção do jornal O Estado também foi contatada, se mostrando sensível à causa. Para o periódico, foi fechada a publicação de artigos sobre o tema, escritos por especialistas da área, também sempre às terças-feiras, a partir de março. “Estamos muito satisfeitos com as inúmeras adesões ao projeto, que só contribuem para o fortalecimento da iniciativa. E temos a convicção de que impulsionando as estratégias de divulgação, um número ainda maior de entidades abraçará a nossa ideia. Por essa razão, é de grande relevância a aproximação do projeto com os meios de comunicação, especialmente se tratando do grupo Mirante, um dos mais importantes do estado”, destacou a defensora.   

Concurso - Outro ponto de pauta da reunião, além da definição do calendário de exibição do documentário “O começo da vida” e das ações programadas, foram os encaminhamentos relacionados à elaboração do edital do concurso do Projeto Cuidar, composto por três categorias: produção científica, produção artística e produção tecnológica. Estão sendo ultimados os detalhes sobre a formação da comissão julgadora, confirmados os prazos para inscrição e demais etapas, além do levantamento dos prêmios do concurso, cujo lançamento está previsto para março próximo.










Socorro Boaes 
Coordenadora da Assessoria de Comunicação