O presidente do Tribunal de justiça do Maranhão Desembargador Dr. Cleones Carvalho Cunha, esteve na manhã de hoje(07) no município de Buriticupu região Oeste do Estado, para instalar a segunda vara judicial e dar posse a um novo juiz na comarca.

A comarca que abrange os municípios de Buriticupu e Bom Jesus das Selvas, atende mais de cem mil habitantes e até hoje só tinha um juiz de direito, com a instalação da segunda vara, a comarca será atendida por dois juízes.

Dr. Duarte Henrique Ribeiro de Souza, até então respondia sozinho por toda a demanda de mais de doze mil processos, agora responderá pela segunda vara.

E o recém empossado Dr. juiz Talles Ribeiro de Andrade, responderá pela primeira vara.

A solenidade foi presidida pelo Desembargador Dr. Cleones, contou com as honrosas presenças dos juízes Dr. Ailton Carvalho Lima juiz (eterno juiz de Buriticupu e atual titular da 3 vara da Comarca de Codó), Dr. Joaquim da Silva Filho (juiz da fazenda pública da comarca de imperatriz), Dra. Isabela de Amorim Parga Martins Lago (juíza diretora geral do tribunal de justiça do Maranhão), Dra. Selecina Henrique Locatelli (juiza de direito da comarca de Arame), Peterson Armando Azevedo de Abreu (promotor de justiça da comarca de Buriticupu), Dr. Diogo (delegado de policia civil de Buriticupu) José Gomes Rodrigues-prefeito de Buriticupu, Jairo Macedo Lima (presidente da câmara de vereadores de Buriticupu), Franklin Duarte- vice prefeito de Bom Jesus das Selvas, Luiz Sabry Junior (presidente da câmara de vereadores de Bom Jesus das Selvas), Major Nelson (comandam da policia militar em Buriticupu), advogados da região, vereadores e secretários municipais.

Estou bastante motivado com o início deste trabalho, com uma equipe jovem e motivada também, o que nos dá uma grande expectativa de trabalho, instalados neste fórum amplo, bom e preparado. O volume processual é bem grande, mas estamos fazendo um trabalho conjunto e temos uma visão otimista para os próximos meses na comarca”, declarou o juiz Thalles Ribeiro, titular da 1ª Vara de Buriticupu, que começa a atuar ao lado do juiz Duarte de Souza na comarca.

Sendo elogiado pelo presidente Cleones Cunha pelo trabalho incansável à frente da comarca, quando de entrância inicial e vara única, o juiz Duarte Henrique de Souza ressaltou a importância do momento para Buriticupu, lembrando que o fórum é a casa do povo do município. “Atuar em Buriticupu é um grande desafio pelo volume de processos, o que começa a melhorar. E estamos, aqui, para prestar a jurisdição a quem quer resolver e solucionar seus conflitos de interesses”, completou o magistrado.

O desembargador Cleones Cunha desejou sucesso aos dois juízes da Comarca de Buriticupu, lembrando sempre da importância da presença do juiz na comarca para a população, bem como o fomento de um bom relacionamento entre atores da Justiça, como promotores, advogados, defensores etc.