Para aproximar os profissionais que prestam assistência técnica aos agricultores familiares do Maranhão, o governador Flávio Dino realizou, nesta semana, a entrega de quatro carros, duas lanchas e um quadriciclo para cadeias produtivas. Entre o conjunto de investimentos para o setor da agricultura familiar, a entrega destes meios de transporte pretende melhorar a assistência técnica para o fortalecimento das cadeias produtivas do feijão, aves e ovinocaprinocultura.

A intenção é agilizar e melhorar o auxílio aos produtores rurais maranhenses, e esta se soma outras ações executadas pela atual gestão do Governo do Estado que impulsionam a agricultura familiar, destaca o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares.



 “O Governo do Maranhão mais uma vez faz as ações direcionadas para o fortalecimento da agricultura familiar como um dos eixos principais para o desenvolvimento do estado. Além da entrega do título de terras e de dar assistência técnica ao produtor, assegura apoio à assistência técnica. E considerando que o nosso estado é muito grande e tem muitos biomas, foram entregues duas lanchas, que vão favorecer os municípios da região alagada, como Pinheiro e Viana, e também de quadriciclo para região do Munim, onde tem muita areia, para que os nossos técnicos possam ir aos lugares mais distantes”, destacou o secretário Adelmo, que ainda gerencia o Sistema SAF, composta pela Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), Instituto de Colonização e Terras (Iterma) e Agerp.

O presidente da Agerp, Júlio César Mendonça, assegura que assim é possível dar condições para que os técnicos possam chegar em locais em que os veículos comuns não chegam, começando a priorizar aquelas pessoas que nunca tiveram assistência técnica. Além das lanchas e dos quadriciclos, também foram entregues quatro carros, que já vão fortalecer outra corrente da produção familiar, os que já estão mais estabilizados.

“Os veículos vão potencializar a assistência técnica junto aos produtores, e aí são produtores familiares que já tem algum empreendimento e estão precisando otimizar suas ações a partir da agregação de valores, através do incentivo à comercialização, do incentivo à abertura de mercado, ao fortalecimento das feiras. E os veículos vão poder fazer essa assistência, tão necessária, fazendo com que a produção dessas famílias saia da esfera da subsistência e passe a se configurar como uma matriz de desenvolvimento para o estado”, explicou Júlio César Mendonça.

Com a chegada do veículo a diferença vai poder ser sentida nas diversas cadeias produtivas desenvolvidas pelo Sistema SAF. A gerente da cadeia produtiva de aves caipira, Patrícia Danyelle Jansen Pereira, conta que na região onde atua, por exemplo, o impacto será muito positivo, considerando o volume da demanda. “Este veículo vai fortalecer a assistência técnica nos municípios que fazem parte da cadeia produtiva de aves, e são 18 municípios, atendendo os beneficiários da cadeia produtiva, nós temos o total de 400 beneficiários”, pontuou.


Fonte: Secap
Texto: Mariana Salgado
Fotos: Karlos Geromy