A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) realizou, em Açailândia, a posse popular de novos defensores públicos estaduais, recentemente aprovados no X Concurso de Ingresso na Carreira. A solenidade foi realizada no Centro Comunitário de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmem Bascarán e conduzida pelo subdefensor-geral do Estado, Emanuel Pereira Accioly, com a participação do corregedor-geral da DPE, Antônio Peterson Rêgo Leal, e do diretor da Escola Superior da instituição, Francisco das Chagas Barbosa da Silva.

Representantes de movimentos sociais e autoridades prestigiaram a solenidade que deu posse aos membros de carreira Igor Souza Marques, Camila da Fonseca Bonfim, Fabrício Mendonça Dias Carneiro e André Congiu Andrade, que substituirão colegas defensores que pediram desligamento da instituição.

Durante o evento, Emanuel Accioly ressaltou que a posse dos defensores em Açailândia tem grande simbologia, já que a sociedade civil muito se mobilizou para a criação e fortalecimento da Defensoria no estado. “Açailândia foi escolhida pela gestão e pela Ouvidoria Externa da DPE como reconhecimento da força de seus movimentos sociais, que tiveram a sensibilidade de entender e multiplicar o ideal da Defensoria como instituição de garantia de direitos, sobretudo direitos da população socioeconomicamente vulnerável”, explicou.

O corregedor-geral aproveitou a oportunidade para ressaltar o protagonismo dos movimentos sociais no que tange à sensibilização da comunidade para a importância da Defensoria Pública. “A sociedade civil organizada é fundamental para que a população conheça, apoie e divulgue os serviços da Defensoria Pública”, destacou Antônio Peterson.

Uma das principais articuladoras e organizadoras do evento, a ouvidora-geral Rosicléia Costa observou que a participação dos cidadãos é fundamental para estreitar o diálogo entre a instituição e os movimentos sociais. “A Defensoria Pública só cresce se estiver ao lado da comunidade, proporcionando a participação ativa do cidadão e lutando para que toda a sociedade tenha seus direitos garantidos”, frisou.

A representante do Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascarán, Fabrícia Carvalho da Silva, agradeceu em nome da instituição à oportunidade de contribuir com o evento. Exaltou a iniciativa da Defensoria maranhense e da Ouvidoria Externa, que convidou a população dando-lhe a missão de dar posse aos novos defensores, ressaltando que a DPE existe por conta das pessoas e sua finalidade primordial é atender à população carente.

Também participaram do evento, o procurador do Município, Saulo Vieira, a promotora de Justiça, Samira Mercês dos Santos, além de representantes da OAB, seccional Açailândia; do Grupo Mulheres Maravilha; do Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente; do Conselho Regional de Pessoas com Deficiência; da Associação de Moradores de Piquiá de Baixo; da Pastoral Carcerária e comunidade em geral.


Socorro Boaes 
Coordenadora da Assessoria de Comunicação