A deputada Francisca Primo (PCdoB), recebeu na tarde de ontem, 21, em seu gabinete, o superintendente da Polícia Rodoviária Federal, no Maranhão, Paulo Fernando Nunes Moreno e o inspetor Antonio José Noberto da Silva, 
onde conversaram sobre a quantidade de animais soltos nas BRs do Estado, que está causando sérios transtornos aos condutores dos veículos, inclusive, com mortes.

Semana passada a deputada usou a tribuna para alertar e pedir providências tanto da PRF como dos proprietários dos animais.(relembre aquiA todo momento temos noticias de acidentes e, muito deles, com vítimas fatais. Vamos analisar e saber de quem é a responsabilidade e o que podemos fazer para tirar esses animais das estradas”, acentuou a deputada no seu discurso.

Na reunião de ontem, o superintendente regional da PRF, Paulo Fernando Nunes Moreno, disse que está à disposição para recolher os animais, inclusive, possui o carro “gaiola” para fazer essa operação. “O problema é que não temos onde colocar esses animais. Acredito que a situação pode até ser resolvida se forem feitas parcerias com os prefeitos”, afirmou Paulo Moreno, lembrando que já conversou com alguns prefeitos sobre o assunto.

Francisca Primo enfatizou que diante da gravidade da situação, algumas pedidas precisam ser tomadas com urgência. Uma das alternativas seria os prefeitos disponibilizarem os locais para abrigar esses animais; também poderia haver a doação desses animais. Outra alternativa seria a venda desses animais, principalmente os jumentos, para o Frigorífico de Amargosa, localizado no Estado da Bahia que cria e compra esses animais para exportação.


Alguns fazendeiros já se dispuseram a receber os animais por  um período até ser encontrada uma solução”, disse Francisca Primo, afirmando que será agendada uma reunião com o representante da FAMEM; da Associação dos Criadores e da PRF para discutir o problema. “Do jeito que está não pode continuar”, finalizou Francisca Primo. 

Nice Moraes/Agência Assembleia