O dia foi de festa em Tuntum para comemorar os seus 62 anos de emancipação política. A primeira solenidade em homenagem ao sexagenário começou às 7h com o desfile das escolas municipais, que inclusive foi muito elogiado pelos os que tiveram o privilégio de ver.

Às 9h horas o governador Flávio Dino (PCdoB) foi recepcionado no estádio Temão pelo prefeito Dr. Tema, vereadores, secretários e muitos populares. Na oportunidade foi inaugurada a reforma do estádio, hoje com uma melhor estrutura física e um novo sistema de iluminação, o mais moderno de toda região. Com sua peculiar simplicidade, o governador posou para fotografias e conversou com os atletas que estavam a sua espera.


Já no residencial Desembargador Cleones Cunha foi inaugurada a escola Gilsa Léda, uma grande estrutura com 10 salas de aulas, hall e quadra coberta, o maior centro de educação do município. Ao seu lado foi entregue também à população a praça Maria do Artur Gonzaga, uma justa homenagem a uma exemplar mãe de família e funcionária pública. 

O deputado José Reinaldo Tavares (PSB) em seu pronunciamento destacou as muitas obras que já fez em Tuntum, falando da pavimentação da cidade e o asfaltamento da MA Tuntum/Arara, época em que Hélio Araujo era prefeito. Ele elogiou a atuação do governador ressaltando sua atuação em favor dos municípios.

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Humberto Coutinho (PDT) confessou que Tuntum é sua casa, para logo em seguida relembrar quando vinha a cidade com constância. Ele disse que as obras são tantas que não sabia qual delas iria visitar. Demonstrando intimidade falou do secretário Josivan Bílio, chamando o de Zé Rainha, do seu irmão Josinaldo Bílio e do vereador Ivalton Chaves, afirmando que o asfalto do povoado Belém vai chegar com brevidade.

O prefeito Dr. Tema, mostrando-se muito emocionado, falou das obras que Tuntum estava recebendo hoje no dia de seu aniversário, destacando a ponte do bairro Campo Velho, e posteriormente afirmando que o governador iria realizar o sonho daquela população. Ele ainda fez um balanço positivo das ações que ainda estão sendo executadas na área de educação, inclusive a construção de uma escola com 10 salas de aulas no povoado Belém. Antes de concluir sua fala, o prefeito rasgou seda para elogiar o trabalho que o governador vem desenvolvendo em todo estado, qualificando-o como o governo do social.  Não deixando de agradecer, também, pelo seu empenho e dedicação ao povo tuntuense.

Dando continuidade, qualificou a sua gestão, como o governo do social. "Quero dizer a todos aqui que esse governo, é o governo voltado para o social, é o governo voltado para os menos favorecidos, quantas escolas de barro vossa Excelência está destruindo e colocando uma escola digna, quantos assentados por aí que não têm água e hoje mesmo vossa excelência também irá anunciar vários abastecimentos de água aqui em Tuntum". Pontuou.
      
Antes de concluir, disse que uma das suas metas nessa administração será asfaltar todos os principais povoados: "Uma das metas da minha administração é levar asfalto a todas as comunidades rurais do meu município. Até dezembro nós estaremos entregando asfalto em 12 comunidades rurais, numa participação de seu governo (...) Não é apenas a cidade que precisa, chegou o momento de cuidar da qualidade de vida do homem do campo, governador", concluiu.

Inicialmente, após agradecer a presença de todos, o governador Flávio Dino ressaltou a liderança do prefeito Dr. Tema como presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), inclusive trazendo para a festa muitos prefeitos e ex-prefeitos. Ele discorreu um pouco sobre a importância de se colocar a educação em primeiro lugar, afirmando que seu governo faz o maior investimento da história do Maranhão. 

Em seguida convidou alguns diretores de escolas estaduais presentes para fazer a entrega de uniformes, ao todo foram entregues mais de 3 mil camisas. Aproveitando o momento, convidou o comandante da 5ª Companhia de Polícia, capitão Aécyo e fez a entrega de uma nova viatura. Ao notar a presença do ex-prefeito Pires Léda, o governador pediu uma salva de palmas para sua pessoa, em nome da sua irmã e homenageada com o nome da escola, professora Gilsa Léda. 

A próxima parada das duas comitivas foi a nova ponte do bairro Campo Velho, inaugurada com nome de ponte Prefeito Hélio Araújo. No mesmo momento o gestor estadual garantiu recursos para a construção da ponte do bairro Mil Réis. Após o descerramento da faixa, o governador foi até o início da ladeira que dá acesso ao bairro, conversou com populares e foi aplaudido. Em tom de brincadeira procurou por uma senhora que havia lhe dito no dia do anúncio da obra que não acreditava na construção da ponte, momento em muitos sorriram. 

Na mesma manhã, ele e o prefeito ainda inauguraram uma Escola Digna no povoado Placa Violão e em seguida foram até o povoado Cigana, onde anunciaram a perfuração de um poço artesiano e a adequação de um sistema de distribuição.

Participaram também das inaugurações o deputado Rigo Teles, os prefeitos Farinha Paé (São J. dos Basílios), Roni (Mirador), Idan Torres (Santa Filomena), Juran Carvalho (Presidente Dutra), Zé da Folha (São Domingos) Dra. Jesus (Governador Archer), Aluizinho (Esperantinópolis) Valmira (Colinas) Miltinho (São Mateus) Toninho (Gonçalves Dias) Arlindo (Fortuna), Ciro Ricardo (vice-prefeito de Tuntum), Clodomizinho (vice-prefeito de São Domingos) Domingos, Clodomizinho; secretários de Estado, ex-prefeitos, vereadores e muitas lideranças políticas da região.