A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) passa a oferecer, a partir desta terça-feira (16), atendimento em plantão psicológico ao público, em sua sede, em São Luís. O serviço gratuito foi disponibilizado por meio de parceria firmada com a Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e a Faculdade Pitágoras.

A iniciativa trata-se do projeto de extensão universitária “Plantão Psicológico centrado na pessoa: democratizando o acesso público à Psicologia”, já implantado no âmbito da Ufma desde setembro de 2017 e que agora tem suas atividades expandidas com a colaboração da DPE/MA.

Os atendimentos são realizados às terças-feiras, das 8h30 às 11h30, na sede da Defensoria, por estudantes extensionistas do curso de Psicologia da Federal, supervisionados pelos responsáveis técnicos e professores das duas instituições de ensino parceiras, Cláudia Aline Monteiro e Edson Bezerra.

O plantão psicológico fica à disposição das pessoas que buscarem espontaneamente o serviço. Não é necessário agendamento. Os atendimentos ocorrem por ordem de chegada. São permitidos até três atendimentos por pessoa, num período de três meses.

Segundo o defensor geral Werther de Moraes Lima Junior, a oferta do plantão psicológico representa uma grande conquista. “A Defensoria tem lançado diversas iniciativas que tem tornado a instituição cada vez mais próxima da sociedade. Por meio desta nova parceria, estaremos viabilizando o acesso a um serviço que não se apresenta tão acessível a boa parte da população e que aqui será gratuito", destacou.

De acordo com a professora Cláudia Aline Monteiro, da Ufma, a perspectiva é que o projeto realize um grande número de atendimentos a partir da parceria com a DPE. “O serviço é gratuito e consiste em um tipo de atendimento psicológico que se completa em si mesmo, sem duração predeterminada, objetivando receber qualquer pessoa no momento exato (ou quase exato) de sua necessidade, para ajudá-la a compreender melhor sua emergência e, se necessário, encaminhá-la a outros serviços”, esclareceu.

Para o professor da Faculdade Pitágoras, Edson Bezerra, o projeto também demonstra grande importância considerando o processo de formação dos estudantes de Psicologia no atendimento social. “Por isso, a proposta é que os estudantes da Faculdade Pitágoras também possam atuar no decorrer deste ano, ampliando a capacidade de atendimento do projeto”, frisou.

    




Socorro Boaes 

Assessoria de Comunicação