Dr. Raphael Leite juiz de direito titular da
1ª Vara da Comarca de Buriticupu
No período de 09/01/2018 a 18/01/2018 foi realizada Correição Geral Ordinária, na 1ª Vara da Comarca de Buriticupu-MA, conforme determinação da Resolução 24/2009 da Presidência do TJMA.

Após o término dos trabalhos, foram divulgados dados estatísticos das atividades desenvolvidas pelo juiz de direito titular da 1ª Vara da Comarca de Buriticupu e atual Diretor do Fórum, Dr. Raphael Leite Guedes, e toda sua equipe que integra a Secretaria Judicial da 1ª Vara da Comarca.
Foi constatado que atualmente tramitam aproximadamente 6.000 (seis mil) processos só na 1ª Vara da comarca de Buriticupu que tem Bom Jesus das Selvas como termo judiciário.

 O magistrado informou ao BLOG JO FERNANDES que entrou em exercício na unidade no dia 07/11/2017, encontrando a 1ª Vara da Comarca com aproximadamente 2.200 processos pendentes de análise, sendo que 1.800 já se encontravam conclusos no gabinete há mais de 100 dias.
Informou ainda que mediante implementação de novas rotinas de trabalho na Secretaria Judicial e mutirão realizado no gabinete Judicial, foram proferidas 515 sentenças, 491 decisões e 985 despachos, além da realização de aproximadamente 300 audiências.

O magistrado ressaltou a participação fundamental de toda a equipe de trabalho da 1ª Vara no engajamento para o incremento da rápida prestação jurisdicional.
Por fim, declarou que dará continuidade a célere prestação jurisdicional na Comarca em que pese todas as dificuldades encontradas.

 “A magistratura maranhense se encontra entre as mais produtivas do Brasil, e é nosso dever entregar a célere prestação jurisdicional a todos aqueles que demandam perante o Poder Judiciário. Nosso objetivo é tornar a 1ª Vara de Buriticupu uma unidade jurisdicional de excelência e iremos conseguir tal objetivo com empenho, dedicação e muito trabalho. Há muito o que ser feito, mas em pouco tempo, já mudamos a realidade da Vara que hoje se apresenta organizada e preparada para a continuidade do desafio. Agradeço a todos os servidores pela compreensão que em cada um dos processos existem vidas que dependem do nosso esforço e trabalho diário, e que em 2018 faremos muito mais pregando um serviço público de excelência aos Buriticupuenses.”  Ressaltou o M M.