O representante do Ministério Público do Maranhão Dr. Jose Orlando, Promotor de Justiça da 1ª Promotoria da Comarca de  Buriticupu promoveu uma importante reunião na manhã dessa quarta-feira (14) na sede das promotorias do município para tratar dos serviços prestados pelo Agência do Banco do Brasil na cidade.

Na reunião foi discutido sobre o  atendimento prestado pela agência. Segundo Dr. José Orlando, as reclamações dos usuários dá referida agência bancária são muitas e constantes, por isso o Ministério Público resolveu promover esse encontro.

Segundo informações repassada ao Blog, essa ação do Ministério do Público é fruto das diversas denúncias realizadas pelo Ver. Professor Estaniel(PR), um dos participantes da reunião.
 Além de provocar o MP-MA, Estaniel também já esteve na agência acompanhando uma equipe do PROCON-MA para buscar uma solução na melhoria do atendimento.

Na oportunidade o gerente do Banco do Brasil, o  Sr. Antonio Miranda colocou as dificuldades que o banco tem encontrado pra funcionar normalmente em algumas cidades. Segundo o gerente, por falta de segurança o Banco tem adotado a redução no horário de funcionamento dos caixas eletrônicos em algumas cidades.

Ainda segundo o gerente na agencia Buriticupu, já houve melhoria no funcionamento dos caixas eletrônicos, onde o banco disponibilizou um funcionário exclusivo para esses atendimentos e que através desse funcionário, os idosos estaria sendo atendidos um pouco mais cedo, a partir das 8h30min da manhã. E para ele, só será possível melhorar o atendimento em nossa cidade com a criação do Conselho Comunitário pela Paz.
 
 Foi cogitada a possibilidade de fechar a Avenida no entorno do BB, porém o Ten. Coronel Nelson pontuou que tal ação não traria à segurança que o banco tanto exige pra funcionar normalmente. 
"Esse fechamento gera problemas a população que faz uso daquela avenida, restringindo o constitucional direito de ir e vir além de aparentar algo fora do normal. Para garantirmos uma melhor segurança na prevenção de assaltos nas agências bancárias temos que trabalhar em conjunto com a Policia Rodoviária Federal (coibindo os trafego de armas), polícia civil, polícia federal e com o serviço de inteligência dos bancos. São diversos atores que precisam se envolver e trabalhar em sintonia". Disse,

O Ver. Estaniel sugeriu que fosse aplicada uma solução paliativa, (estender o horário de funcionamento), enquanto não fosse encontrada uma solução definitiva. A ideia foi endossada pelo Promotor de Justiça e também por todos os vereadores presentes, toda via o gerente não pode garantir a extensão do horário, pois segundo ele, tal ação depende da autorização da Superintendência do Banco.

Diante da justificativa do representante do Banco, o Promotor de Justiça, pediu que o mesmo se comprometesse em enviar a Superintendência do BB um documento solicitando a extensão do horário de funcionamento dos caixas eletrônicos e que fosse entregue uma cópia dessa solicitação ao Ministério Público e a Câmara Municipal.
Além disso, Dr. José Orlando solicitou que a Câmara Municipal realize o mais breve possível, uma audiência pública para criação do Conselho Comunitário pela Paz.

Ao agradecer a presença de todos Dr. José Orlando sugeriu outro encontro com data e local a ser marcado com a finalidade de encontrar uma solução mais rápido possível.

Acredito que teremos uma solução para esse problema, e mais uma vez quero dizer a nossa população que não pararei de lutar, até que tenhamos um melhor atendimento não só na agência do BB, mas também no Bradesco e demais correspondentes bancários”. Finalizou Estaniel.