Para fomentar a adoção de condutas e práticas de combate ao desperdício e conservação do meio ambiente, que dentre outros objetivos permita a redução de custos no âmbito da instituição, foi lançado, nesta terça-feira (1º), o projeto “Defensoria Pública do Estado do Maranhão pelo Consumo Consciente”. Segundo o defensor-geral do Estado, Alberto Pessoa Bastos, com esse trabalho a instituição espera promover uma economia de pelo menos 10% nos gastos referentes ao consumo de água, energia elétrica, ligações telefônicas, serviços de Correios e material de expediente, incluindo copos descartáveis de água e café, além de papel A4.

A Defensoria Pública precisou desembolsar mais de R$ 1,2 milhões, ano passado, para manter todos esses serviços e produtos ativos na capital e interior do estado. Só de energia elétrica foram gastos cerca de R$ 700 mil. Mas temos a convicção de que se mudarmos hábitos e costumes, adotando uma conduta ambiental consciente, só teremos benefícios. Todo o recurso que economizarmos, por exemplo, poderá ser reinvestido em melhorias em favor dos nossos defensores, servidores e dos assistidos”, explicou, acrescentando que esse é apenas o início da implementação de uma política de gestão com práticas modernas e inovadoras.

Conduzido por Alberto Bastos e pelo corregedor-geral da DPE, José Augusto Gabina de Oliveira, o lançamento do projeto foi transmitido em tempo real para todos os núcleos regionais, situados na região metropolitana de São Luís e interior do estado, por meio do canal da DPE/MA no Youtube. Muitos defensores públicos e servidores participaram do evento, solicitando esclarecimentos sobre o processo, também respondidos pela gestora de Atividade Meio, Hevanilde Ferro Castro, e pela chefe da Divisão de Serviços Gerais e Prevenção de Perdas, Catarina Pinheiro Silva, coordenadoras do projeto.

Para o corregedor-geral, a experiência dará aos defensores coordenadores de núcleos a oportunidade de fortalecer sua liderança, no envolvimento de sua equipe nas ações do projeto. “As nossas expectativas são as melhores possíveis com essa iniciativa. Muitas são ações simples, como a adoção da caneca para reduzirmos o uso dos descartáveis, mas farão toda a diferença”, frisou.  
   
Com ações iniciadas desde o último dia 2 de julho e conclusão prevista para julho de 2019, o projeto estimulará uma concorrência saudável entre os 39 núcleos da capital e do interior. Os núcleos, além dos defensores públicos e servidores, que conseguirem atingir as metas serão premiados com a outorga de selos e certificados em reconhecimento ao empenho da equipe, em cerimônia que acontecerá em setembro do ano que vem. Também fazem parte dos indicadores do projeto a redução de volume de lixo gerado pelas unidades de atendimento e a replicação da campanha nas comunidades.

O “Defensoria Pública do Estado do Maranhão pelo Consumo Consciente” já tem firmada algumas parcerias com instituições como a Central Energética do Maranhão (Cemar), no desenvolvimento do Projeto Ecocemar e também com a Associação dos Defensores Públicos do Estado do Maranhão (Adpema).  
      
Esse é um dos projetos prioritários da nova gestão. Portanto, tivemos um intenso trabalho na concepção do projeto, que contou com o apoio de alguns setores administrativos da sede, no levantamento e elaboração do perfil de consumo de cada núcleo. Além disso, foi criada a identidade visual do projeto e material de divulgação. Tudo isso nos permitirá impulsionar a operacionalização e o acompanhamento das ações pelos próximos doze meses”, destacou Hevanilde Castro.     
  
Conforme Catarina Silva, alguns instrumentos foram criados para impulsionar o trabalho de sensibilização e operacionalização do projeto. É o caso da cartilha do consumo consciente, com dicas e orientações sobre o combate ao desperdício, já disponibilizada no sítio eletrônico da DPE/MA. Na área de trabalho de todos os computadores da instituição, defensores e servidores terão, ainda, acesso a uma pasta compartilhada com o perfil do consumo de cada unidade, além de informações gerais. Também foi criado e-mail direcionado somente para o projeto.


Socorro Boaes 
Assessoria de Comunicação