A partir deste sábado, 15 de setembro de 2018, os maranhenses poderão contar com mais uma joia de resgate histórico e geográfico da parte norte do Brasil, o Mapa da França Equinocial, trabalho desenvolvido pelo pesquisador e acadêmico Antonio Noberto e pelo artista plástico Terciano Torres, um dos brasileiros mais destacados na arte de desenhar. O Mapa é o resgate da presença e ocupação francesa na parte setentrional do país nos séculos XVI e XVII, ocasião em que o navegador e Lugar Tenente-General Daniel de la Touche, senhor de La Ravardière, acompanhado do também Lugar Tenente-General François de Razilly, implantou uma Nova França no Brasil, que passou para a história como França Equinocial, pois criada próximo à Linha do Equador. As relações entre alógenos e autóctones eram pacíficas e amistosa, sendo que estes já conheciam os franceses desde muito tempo. A França Equinocial (FE) tinha como capital São Luís, nome emprestado pelo rei menino Luís XIII e pelo rei santo Luís IX. A Colônia possuia dois limites: o oficial, estendendo -se 50 léguas para cada lado em relação ao Forte recém construído (na atual Praça Pedro II, marco zero da capital maranhense), o que resultou praticamente nos limites oficiais do estado do Maranhão atual, do Rio Uarpi (Gurupi) ao rio Paraguaçu (Parnaíba). E a extensão extra-oficial da FE era bem mais longa, pois iniciada entre o Mucuripe (atual Fortaleza-CE) e Aracati, estendendo -se até a região amazônica, lugar onde La Ravardière esteve em 1613 realizando uma viagem de cortesia e amizade com os tupinambás do Pará. Desta demorada visita entre os índios caetés resultou a fundação de Bragança, primeira cidade paraense.


O modelo de colônia implantado na França Equinocial era um pouco semelhante ao observado na parte norte dos Estados Unidos, quando predominou o povoamento, em contraposição a exploração. Tal característica é observada nas pessoas e no modo de vida da colônia, que não recebeu presidiários, degredados ou tiranos, mas composta sobretudo por pessoas ligadas à religião, às artes e aos ofícios. Os franceses promulgaram o Primeiro conjunto de Leis das Américas, que protegia o silvícola de qualquer excesso cometido pelos novos possuidores da terra; implantaram a primeira escola, onde o francesinho e o indiozinho aprendiam as primeiras letras e a língua um do outro. A colônia, enfim, era fundada na harmonia, no respeito e na paz.


A carta geográfica apresentada pelos dois artistas traz um pouco do legado gaulês nesta parte do Brasil.


"Se por um lado todos ficamos muito entristecidos com fatos negativos recentes observados em nosso país, a exemplo do incêndio no Museu Nacional, nós do mundo acadêmico-literário podemos fazer muito mais que apenas chorar e lamentar. E a melhor resposta é racionalizar, criar e produzir, a final, o Brasil é um celeiro continental de história e cultura. E por que não usar essa riqueza cultural contra a precarização que vem nos assediando nos últimos tempos. Vale lembrar que os nativos só foram dizimados e os africanos escravizados depois que o estrangeiro foi expulso e marginalizado. Um dos maiores segredos para uma vida melhor é valorizar quem verdadeiramente nos valorizou. É por isso que eu e o Terciano estamos lançando o Mapa França Equinocial, período singular da história do Brasil colonial", finalizou Antonio Noberto, ocupante da Cadeira número 1 da Academia Ludovicense de Letras.


No evento de lançamento do Mapa, o acadêmico ministrará uma breve palestra sobre o tema. A cantora Sheila Castro fará uma apresentação de uma canção de Edith Piaf; será feita uma homenagem ao historiador e escritor Mário Meireles (in memorian), ocasião em que as duas filhas do homenageado presentearão Noberto com um quadro da Santa Ceia, obra doada pelo escritor Jerônimo de Viveiros a Mário Meireles e que agora passará para as mãos de Antonio Noberto.


O Mapa da França Equinocial ficará à disposição do público na Livraria AMEI, no São Luís Shopping.


Com este evento a ALL encerra o período de homenagens a São Luís, que completou 406 anos no último dia 8 de setembro.



Quadro resumo


O que: Lançamento do Mapa França Equinocial e palestra sobre o tema.


Onde: Livraria e espaço cultural AMEI, no São Luís Shopping. Em frente a livraria Leitura.


Quando: a partir das 19h30 de sábado, 15 de setembro


Quem: Antonio Noberto, Terciano Torres (Recife/PE) e membros da ALL.



Fonte: ALL