A cerimônia de formatura dos alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas, o PROERD, aconteceu no templo da 1ª. Batista Igreja Batista Família de Deus, na manhã da última sexta-feira,14, com a participação de alunos das escolas da rede municipal de Açailândia, especificamente Telefre Sampaio, Jesus de Nazaré e Simone Macieira. Na ocasião, 194 alunos formandos receberam certificados de conclusão do curso.
Participaram da cerimônia, o comandante do 26º. Batalhão de Polícia Militar de Açailândia, Ten.Cel. Jonilson Diniz Duarte, o pastor Ivo Nogueira, a secretária de Educação Maysa Vieira, a chefe de gabinete Rosa Maria Nascimento, ora representando o prefeito Municipal Juscelino Oliveira e a segunda-dama do município, Valéria Silva. A solenidade contou ainda com a presença do comandante do CPAI-3, Cel. Arquimedes Silva Brito, além dos professores, autoridades políticas, a equipe da Ronda Escolar e pais de alunos.
O Tem. Cel. Jonilson Diniz, destacou a importância do projeto, reafirmando o seu compromisso em estendê-lo para outras escolas municipais no próximo ano. “Nós vamos nos comprometer em continuarmos com o projeto, a fim de orientar a juventude e nossas crianças sobre os perigos das drogas”, o comandante Jonilson Diniz.
Criado há 16 anos no Maranhão, o PROERD é um programa de prevenção às drogas aplicada pela PMMA nas escolas públicas de ensino fundamental. É um esforço cooperativo entre a polícia, escolas, município e as famílias dos participantes para que os alunos tenham acesso às atividades educacionais em sala de aula, voltadas para a prevenção ao uso de drogas (lícitas e ilícitas), bem como a prática de atos de violência entre os estudantes de modo em geral.
As drogas são um problema de saúde pública e a solução começa com a adoção de práticas preventivas como essa. Anualmente, crianças e adolescentes são atendidas pelo projeto. O programa visa também, preparar os alunos para fazerem escolhas seguras e responsáveis na auto-condução de suas vidas, a partir de um modelo de tomada de decisão.
Por meio de atividades educacionais em sala de aula, o policial militar devidamente capacitado, fornece aos jovens as estratégias adequadas para tornarem-se bons cidadãos, resistir à oferta de drogas e ao apelo da violência. Com ações direcionadas a toda a comunidade escolar e aos pais/responsáveis, o PROERD também promove a inclusão da família no processo educacional e de prevenção.
ASCOM – PMA
Por Antônio Maria