A Câmara Municipal de vereadores de Buriticupu-MA aprovou por unanimidade na manhã dessa sexta-feira(07), o título de “Cidadão Buriticupuense” para homenagear o Juiz de Direito Titular da 1ª Vara da Comarca de Buriticupu e Bom Jesus das Selvas, Dr. Raphael Leite Guedes.

O projeto de decreto legislativo foi apresentado pelo presidente da casa, vereador Jairo Macedo Lima-Jairo da Cikel(PRB).

Segundo o parlamentar, a honraria concedida ao magistrado se justifica pelos relevantes serviços desenvolvidos pelo juiz a frente da 1ª Vara da comarca do município.
O presidente da casa legislativa em breve marcará a solenidade de entrega do título.

Procurado pelo titular do BLOG JO FERNANDES, e ao ser comunicado que o parlamento municipal havia aprovado o título de cidadão, Dr. Raphael Leite disse: “Transmita meus sinceros agradecimentos a todos aos vereadores do Município de Buriticupu, será uma honra me tornar cidadão buriticupuense.”


BIOGRAFIA:

Dr. Raphael Leite Guedes, nasceu em 09 de outubro de 1982, natural de Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte - RN, filho de Álvaro Navarro Guedes e Ana Emilia Leite Guedes, estudou no Instituto Maria Auxiliadora - IMA, e no Colégio Salesiano São José, local no qual concluiu o ensino médio no ano de 2000.

Ingressou no ano de 2001 no Curso de Direito da Universidade Potiguar do Rio Grande do Norte - UNP/RN, tendo concluído o bacharelado em Direito no final do ano de 2005.

Aprovado no ano seguinte no exame de ordem da OAB/RN. Realizou Especialização em Direito Civil e Processual Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN e exerceu as atribuições do cargo público de Assessor de Juiz do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte - TJRN, com atuação na 1 Vara de Execução Fiscal Estadual e Matéria Tributária, na cidade do Natal-RN.

Iniciou os estudos para conclusos públicos e após anos de estudo foi aprovado e nomeado para o cargo de Juiz de Direito Substituto do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, com atuação nas Varas Cível, Criminal e Zona Eleitoral da Comarca de Irará/BA, local onde permaneceu por aproximadamente 1 ano e 6 meses.

Após, foi aprovado e tomou posso e no cargo de Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, aprovado em 5 lugar no concurso público, sendo nomeado no ano de 2015.

Entrou em exercício e assumiu a titularidade da Vara Única da Comarca de Pio XII/MA, de entrância inicial, onde permaneceu até o ano de 2016.

Removido, pelo critério de merecimento, assumiu a titularidade da Vara Única da Comarca de Bom Jardim/MA, até o fim do ano de 2017, quando foi promovido, pelo critério de antiguidade, para 1 Vara da Comarca de Buriticupu/MA, de entrância intermediária, na qual entrou em exercício no dia 07 de novembro de 2017 e permanece até os dias atuais.
Em pouco mais de 1 (um) ano de trabalho em Buriticupu, o juiz proferiu quase 3.000 (três mil) sentenças, conforme dados estatísticos da CGJ/MA, dando celeridade aos processos e resolvendo muitos problemas pendentes da população.

Por fim, lançou no dia 01 de outubro de 2018, o Projeto Social permanente: “Judiciário na Escola: Doe livros e construa nosso futuro”, o qual objetiva a arrecadação e doação de livros aos alunos regularmente matriculados no ensino fundamental das escolas municipais de Buriticupu e Bom Jesus das Selvas, como forma de estimular a leitura e promover a educação das crianças e adolescentes, dever do Estado, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa em formação e seu preparo para o exercício da cidadania, conforme preceitua o art 205 da Constituição Federal, a fim de ser instalada uma biblioteca para os alunos em cada uma das escolas municipais.

No dia 21/11/2018 realizou palestra e doação de 500 (quinhentos) livros arrecadou através do projeto a primeira escola beneficiada - UI SIMAR PEREIRA PINTO, promovendo a maior estruturação da biblioteca da referida unidade e favorecendo a educação e incentivo à leitura das crianças e adolescentes, tendo anunciado que no mês de março ou abril de 2019 será realizada nova doação de livros a segunda escola beneficiada pelo Projeto: UI PADRE EDMILSON DE SOUSA FREIRE.

Na última quinta-feira, 6 de dezembro de 2018 a 1ª Vara da Comarca de Buriticupu presidida por Dr. Raphael Leite Guedes conquistou o 1º lugar na II SEMANA DA BAIXA PROCESSUAL entre todas as 303 unidades judiciais do Estado do Maranhão.