Prefeito de Igarapé Grande, Erlânio Xavier 
A eleição para presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), marcada para o dia 30 deste mês de janeiro, promete ser um das mais disputadas da história da entidade que congrega os chefes de Executivos municipais. Os dois candidatos vão para o confronto de chapas catando vitória, mas as especulações nos bastidores dão conta de um franco favoritismo para o candidato Erlânio Xavier (PDT).
O atual presidente da Famem, prefeito de Tuntum, Cleomar Tema, que tenta a reeleição, ao registrar a chapa “A Famem é de Todos Nós”, no final da tarde de quarta-feira (23), disse está confiante na vitória, que tem recebido adesões de prefeitos de várias regiões do Estado e “acredito que venceremos mais uma vez”. O mesmo otimismo é externado pelo adversário Erlânio, que diz contar com o apoio de 160 prefeitos.
Apesar das declarações otimistas de Tema, é fato que ele enfrenta uma espécie de rebelião silenciosa, embora não reconheça, contra sua gestão, além do mais, existe certa cautela quanto ao número de adesões anunciado pelo presidente da Famem. Na coletiva que concedeu esta semana, Tema disse contar com o apoio de 105 chefes de Executivos municipais. O problema é que só existem 195 prefeitos aptos a votar e a soma dos dois apoios chega 265 num estado que só existem 217 municípios.
Como os números acusam, alguém está blefando quanto aos apoios, mas uma coisa é certa para quem acompanha os bastidores da eleição da Famem: a campanha de Erlânio apresenta um volume de atividades muito maior, as adesões são declaradas e a certeza da vitória é bem superior entre os aliados. Muitos acreditam que o melhor caminho para o presidente da entidade é rever sua posição e cumprir o acordo de não disputar a reeleição.


Jorge Vieira