Após notícias que pessoas estão morrendo, se acidentando e outras perdendo suas moradias por conta de crateras em ruas de Buriticupu-MA, a defensora pública Dra. Francismar Felix Mappes, acompanhada do Dr. Alexandre Vinicius Soares Mendes, ambos da DPE/MA-Defensoria Pública do Núcleo Regional de Buriticupu estiveram nessa terça-feira(03) visitando os locais e ruas com maiores riscos.
Os membros da DPE/MA ouviram depoimentos, fizeram anotações e prometeram se reunir novamente com o prefeito municipal José Gomes Rodrigues(PRB), segundo Dra. Francismar Felix após ouvir o gestor tomará as medidas cabíveis, juntamente com a outra defensora pública atuante Dra. Veronica Ticiana Macau Furtado.


Estou assustado com o avanço desse buraco em direção a minha casa, só do ano passado para cá essa cratera já avanço mais de 20(vinte) metros, muitas famílias já perderam suas casas que foram engolidas, espero que seja tomada uma providência o mais breve possível”. Desabafou seu João, morador da vila Isaias.

“Não sei o que fazer, minha casa tá na beira do buraco, não tenho o que fazer, meus filhos não podem brincar no quintal de minha casa, se não for feito nada logo, terei que deixar minha casa e ir não sei pra onde, porque não tenho condições de comprar outra. Outro dia eu e meu marido tomamos um susto quando, uma barreira caiu, pensávamos que eram um trovão, mas não tava chovendo, o chão tremeu todo, foi uma sensação muito ruim” disse dona Mariana da rua da independência.
    
Visitando a comunidade a DPE analisou de perto o problema da erosão que afeta a segurança das pessoas que moram em áreas de riscos neste município, e buscará soluções administrativas e judiciais para tanto, inclusive já foram iniciadas conversas no sentido de resolver essas questões junto ao município de Buriticupu que se mostrou sensível à causa. Verifica-se que há áreas que somente a pavimentação e um sistema de drenagem são suficientes, porém, há outras que devido ao tamanho da erosão a única solução é remanejar as pessoas a fim de garantir-lhes segurança, conforme relatório da equipe de defesa civil que vistoriou essas áreas”. Pontuou Dra. 
Francismar.