Juiz de direito Dr. Duarte 
O juiz de direito Dr. Duarte Henrique Ribeiro de Souza titular da 2ª Vara da comarca de Buriticupu-MA e Bom Jesus das Selvas, foi removido pelo critério de antiguidade para 2ª Vara da comarca de Coroatá na região central do estado.
o magistrado deixa Buriticupu após 5 anos 1 mês e 19 dias de muito trabalho e dedicação ao povo buriticupuense e bomjesusense.

Ao chegar na Comarca de Buriticupu ainda vara única, em Julho de 2014 (Veja aqui), Dr. Duarte se empenho e conseguiu junto ao então presidente do TJ-MA Tribunal de Justiça do Maranhão desembargador Dr. Cleones Carvalho Cunha a instalação da segunda vara da qual foi ser o primeiro titular.

Em Buriticupu e Bom Jesus das Selvas Dr. Duarte celebrou mais de 400 casamentos comunitários, em quatro edições do “Projeto Caimento Comunitário”, julgou milhares de processos e realizou incontáveis audiências, além de presidir dezenas sessões do júri popular, como juiz eleitoral conduziu duas eleições, uma geral e outra municipal nos processos eleitorais foi imparcial proporcionando ao eleitor a livre escolha a pratica do sufrágio.
  
Com seu jeito manso, porém firme, o magistrado pautou sua atuação na ética e acima de tudo na honestidade, conquistou admiradores, entre eles esse blogueiro, que é testemunha do quanto Dr. Duarte é um bom juiz, e mereceu o título de cidadão buriticupuense concedido ao magistrado, pelo parlamento municipal por unanimidade em forma de reconhecimento dos bons serviços prestados aos seu Comarcando.

Dr. Duarte tomará posse em sua nova comarca no próximo dia 3 de setembro, a CGJ- Corregedoria Geral de Justiça devera designar Dr. Raphael Leite Guedes, titular da 1ª Vara para assumir interinamente as duas vara da comarca de Buriticupu, enquanto sai o mini concurso de remoção para preenchimento da vaga deixada por Dr. Duarte.
Dr. Duarte e Equipe 2ª Vara

Gostaria de agradecer a toda a população o acolhimento que recebi nesta cidade e as manifestações de carinho e afeto recebidas. Foram imprescindíveis para amenizar a distância da família e tornar o trabalho na Comarca mais prazeroso. Tenho um carinho especial pelas cidades de Bom Jesus das Selvas e Buriticupu. Foram 5 anos, 1 mês e 19 dias muito bem vividos. Não posso me esquecer de toda a minha equipe. Foi realmente um privilégio poder trabalhar todo esse tempo com os bons amigos que fiz neste Fórum. Deixo um agradecimento também a todos os advogados pela compreensão e esforço conjunto para prestar um bom serviço ao jurisdicionado. Lembro-me dos profissionais do Ministério Público, da Defensoria Pública, dos servidores municipais que integram a equipe multidisciplinar com quem tivemos o prazer de trabalhar ao longo desses anos. Foram também indispensáveis para o sucesso do trabalho aqui desempenhado. Posso dizer que nossa relação de trabalho se tornou também uma relação de amizade. A todos, meu muito obrigado”. Declarou Dr. Duarte