O Projeto “Judiciário da Escola – Doe Livros e construa nosso futuro” beneficiará mais um estabelecimento de ensino com a formação de uma biblioteca estudantil: a escola municipal “Manoel Campos Sousa” (Rua 4, Quadra 1, Núcleo Residencial da Vale, na Vila Tropical), em Bom Jesus das Selvas, termo judiciário da comarca de Buriticupu.

A escola, situada a 8km da sede da comarca, vai receber do juiz Raphael Leite Guedes, titular da 1ª vara de Buriticupu, dois mil livros arrecadados por meio de doações ao projeto em sua 3ª edição, que será realizada na tarde de segunda-feira, 23, em horário a ser definido.

Essa escola foi contemplada para a doação por ter apresentado um projeto de incentivo à leitura e por isso se tornará a primeira unidade do município de Bom Jesus das Selvas a receber as doações do projeto, que também incluirá material esportivo, bicicletas e outros brindes.

O projeto Judiciário na Escola se destina a estimular o hábito da leitura e o desenvolvimento da linguagem escrita, por meio da arrecadação de livros paradidáticos, que passarão a compor o acervo das bibliotecas públicas dos municípios beneficiados, que serão disponibilizados aos alunos da rede pública.

PROJETO - Foi lançado em Buriticupu, em 21 de novembro de 2018, PELO JUIZ Raphael Guedes, e depois levado pelo juiz Bruno Barbosa Pinheiro à comarca de Bom Jardim, onde se estendeu ao termo judiciário de São João do Caru. Com mais essa doação, a coordenação do projeto contabiliza o total de 3.500 obras destinadas a milhares de alunos de escolas públicas.

Em Buriticupu já foram beneficiadas com a formação de bibliotecas as escolas públicas municipais UI Simar Pereira Pinto (21/11/2018); UI Padre Edmilson de Sousa Freire (30/05/2019).
Estará presente à solenidade de entrega dos livros o desembargador Cleones Cunha, presidente do TRE-MA; representantes do Mistério Pulico estadual, Defensoria Pública do Estado e OAB. Também estarão presentes os proprietários das empresas patrocinadoras do projeto: Livraria Leitura, Ilumisol Energia Solar, Águia Esport, Proagro, Nossa Gráfica, Posto N2, Nono Veículos, Moveplar, Nosso Frango e Blog Jo Fernandes.

Helena Barbosa
Assessoria de Comunicação da Corregedoria
Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão