Na manhã desta terça-feira (15), a Polícia Federal deflagrou a operação “Intramuros, que culminou da desarticulação de uma organização criminosa especializada em tráfico de drogas e armas nas cidades de São Luís, Imperatriz e Codó.
Foram cumpridos 64 ordens judiciais, sendo 32 mandados de prisão e 32 de busca e apreensão. Todos foram determinados pelo juiz Francisco Ronaldo Maciel Oliveira, juiz titular da 1ª Vara Criminal de São Luís. A operação contou com apoio de 150 policiais federais das Superintendências Regionais do Goiás, Distrito Federal, Bahia, Rio Grande Norte, Paraíba e Amapá visando colher provas da materialidade delitiva.
As investigações foram iniciadas após trabalhos de inteligências da Polícia Federal, que identificaram a atuação de facções criminosas no Estado do Maranhão. Observou-se que o grupo criminoso é dividido de forma estruturada e piramidal e possui um setor responsável por planejar e realizar tráficos de drogas, armas e outros crimes no Estado.
Durante a investigação, identificou-se as principais lideranças da organização criminosa no Maranhão e em outros Estados.
Os investigados serão indiciados pelos crimes de tráfico de drogas, porte ilegal de armas e organização criminosa, previsto no artigo 33 da Lei 11.343/2006, artigos 14 e 16 da Lei n° 10.826/03 e o Artigo 2º da Lei nº 12.850/2013.
A Operação foi denominada “INTRAMUROS” em razão da constatação algumas lideranças comandarem as práticas de criminosas do interior dos presídios.
Deu no blog do Neto Ferreira