Na tarde dessa quarta-feira(27), foi realizado na sede do quartel da Policia Militar de Buriticupu, uma reunião dos conselheiros de segurança do Projeto Pacto Pela Paz, o projeto idealizado e organizado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Segundo a presidente do conselho Pacto Pela Paz em Buriticupu, Sra. Conceição de Maria (Baica), o objetivo da reunião foi discutir problemas enfrentados pela cidade de Buriticupu e buscar saídas de contenção. O programa conta com a participação da Polícia Militar, Polícia Civil, líderes comunitários, representantes das Igrejas, sindicatos dos pescadores, sindicatos dos professores, representantes das agências bancárias entre outros.


No encontro foram destacados alguns problemas, entre eles a necessidade urgente de um local específico para reabilitação de dependentes químicos da cidade, onde poderão ser medicados e realizar atividades para seu próprio sustento.
Para a Major Danyelle, comandante da Polícia Militar de Buriticupu, a questão de dependência química não é mais caso de Polícia, agora é um problema de saúde pública e deve ser encarado por todos como um problema gravíssimo e que necessita de respostas rápidas.

Ainda segundo a Major, nas próximas reuniões o objetivo será mostrar as ações realizadas e contar com o máximo de participação autoridades presentes para juntamente com líderes de cada comunidade somarem forças e fazer de Buriticupu uma cidade melhor para se viver.
Tanto a presidente quanto os demais 25 conselheiros juntos, buscam melhorias para o município, principalmente comportamental. “Agora o projeto está avançando com a participação da comunidade e autoridades do município, agradeço a dedicação e empenho da Major Danyelle, assim como dos demais conselheiros, juntos encontraremos soluções que melhore a qualidade de vida dos buriticupuenses”. falou a Presidente.


Na reunião também foram tratadas sobre a mudança no trânsito, a obrigatoriedade do uso do capacete pelos condutores e passageiros de motocicletas na cidade de Buriticupu, em que já se percebeu a mudança significativa quanto a segurança no trânsito. Major Danyelle falou que antes da ação que obriga o uso dos capacetes, os índices de acidente de trânsito com vítima fatal estavam elevados para o tamanho da cidade e que agora os índices despencaram no mês de novembro primeiro mês da ação Militar. "Isso é um trabalho que vem desde a conscientização, educação no trânsito, até a fiscalização chegando ao final com a notificação do condutor, fases essas que hoje estão preservando vidas, sendo que no mês passado houve 5 mortes oriundas de acidente de trânsito envolvendo motocicletas, e no mês de novembro até a presente data não se contabilizou Nenhuma morte por acidente em motos, o que representa um grande avanço na segurança no trânsito na cidade de Buriticupu. Pontuou a Major Danyelle, “O trânsito deve ser para conduzir vidas e não a morte”, completou a comandante da Polícia Militar.


Para Dr. Wellington Fabiano, titular da Delegacia de Polícia Civil de Buriticupu, as ações do Grupo de trabalho Pacto pela paz, são de extrema importância, pois influenciam diretamente nas ações de segurança pública e na qualidade de vida dos cidadãos de Buriticupu. “Somente com a participação integrada de todos os setores da sociedade é possível canalizar esforços de maneira eficaz para garantir a melhora nos índices da cidade”. Pontuou o delegado. “Esse grupo de trabalho, criado em nível estadual, é formado pelos mais variados segmentos sociais, o que proporciona uma visão ampla, onde as ações deliberadas procuram observar os impactos para todas as camadas, e isso é importantíssimo”. Concluiu.