O projeto judiciário na escola inicia suas atividades de 2020 na escola municipal UI SARAH KUBITSCHEK, no próximo dia 26 de março de 2020, no período da manhã.
Localizada na rua Dom Moto Bairro, colégio agrícola, no Município de Buriticupu/MA, a Unidade de ensino possui aproximadamente 1.000 (um mil) alunos que serão diretamente beneficiados com a entrega de livros e computadores.

Com a expectativa de bater o recorde de entrega de livros. o evento contará com a presença do idealizador juiz de direito Dr. Raphael Leite Guedes, titular da 1ª Vara da comarca de Buriticupu, parceiros permanentes e autoridades convidadas como, comandante da Polícia Militar, delegado de Polícia Civil, Defensores Públicos e Promotores de Justiça.


O Projeto Judiciário na Escola “Doe livros e construa nosso futuro”, já entregou 4.500 livros, 4 computadores, 3 Bicicletas e dezenas de brinquedos e matérias esportivos, beneficiando mais de 150.000 mil pessoas nos municípios de Buriticupu, sede da comarca e Bom Jesus das Selvas, termo judiciário.
Sem falar em Bom Jardim, onde o magistrado daquela comarca Dr. Bruno Barbosa Pinheiro, também replicou o projeto, renomeado de Escola Legal “Doe livros e ajude a construir uma história”.


PROJETO - Foi lançado em Buriticupu, em 21 de novembro de 2018, pelo JUIZ Raphael Leite Guedes, e depois levado pelo juiz Bruno Barbosa Pinheiro à comarca de Bom Jardim, onde se estendeu ao termo judiciário de São João do Carú.

Em Buriticupu já foram beneficiadas com a formação de bibliotecas as escolas públicas municipais UI Simar Pereira Pinto (21/11/2018); UI Padre Edmilson de Sousa Freire (30/05/2019); em 12 de novembro de 2019, o projeto entregou mil livros e dois computadores para Biblioteca Municipal de Buriticupu Maria do Socorro Rocha de Sousa, instalada no farol da educação na praça da cultura em Buriticupu.

Em Bom Jesus das Selvas a escola Beneficiada foi UI Manoel Campos Sousa no dia 21 de outubro de 2019, Dr. Raphael em companhia do desembargador Dr. Cleones Carvalho Cunha, fizeram a estrearam o projeto no termo judiciário da comarca de Buriticupu.

O projeto Judiciário na Escola se destina a estimular o hábito da leitura e o desenvolvimento da linguagem escrita, por meio da arrecadação de livros paradidáticos, que passarão a compor o acervo das bibliotecas públicas dos municípios beneficiados, que serão disponibilizados aos alunos da rede pública.


São parceiros permanentes do projeto judiciário na escola, as empresas: Livraria Leitura, Ilumisol Energia Solar, Águia Esport, Proagro, Nossa Gráfica, Posto N2, Nono Veículos, Moveplar, Nosso Frango e Blog Jo Fernandes.

O juiz Dr. Raphael Guedes falou ao blog da expectativa da próxima entrega dia 26/03: “Iniciaremos as atividades do projeto no ano de 2020 com muita satisfação em saber que será a maior entrega de livros já realizada até o momento pelo Projeto Judiciário na Escola que vem transformando a realidade da nossa cidade através da leitura e educação dignas. Na ocasião será anunciada a escola seguinte que receberá o projeto na 5 etapa, a qual se localiza na cidade de Bom Jesus das Selvas, com entrega prevista para o mês de maio ou junho, a depender das arrecadações das doações.”

Não se pode falar em educação sem amor”. (Paulo Freire).