O deputado Antônio Pereira (DEM) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na terça-feira (10), e destacou ações do Governo do Estado e dos prefeitos, para resolver os problemas causados à população pelas fortes chuvas que caem no Maranhão, principalmente nos municípios da região Tocantina.    

O democrata relatou que esteve na região de Amarante, Buritirana, Senador La Rocque e João Lisboa, onde usou a MA-122, entre Senador La Rocque e Buritirana, próximo do povoado Jenipapo. “Depois de Buritirana, antes de Amarante, houve a ruptura completa de um trecho de 45 metros”, afirmou.

Os açudes de peixes romperam e levaram a estrada. Muita chuva é importante para os pecuaristas e produtores rurais, mas trazem grandes prejuízos na zona urbana e na zona rural. Além de danificar as estradas, as fortes chuvas levaram também as cabeças de pontes e causaram muitos problemas”, lamenta.

AÇÕES IMEDIATAS

Em sua fala, Antônio Pereira destacou a ação imediata do governador Flávio Dino (PC do B) e do secretário da Sinfra, Clayton Noleto, que, Imediatamente, mandaram a Empresa Terra Malta com pessoal, máquinas e equipamentos recuperar o trecho da MA-122 que rompeu e isolou a população dos municípios.  

Ligamos para Clayton Noleto, quase de madrugada, às 7 horas da manhã. E ele, imediatamente, deslocou uma equipe de uma empresa responsável pela manutenção da estrada. E já cruzamos com a Empresa Terra Malta com equipamentos, máquinas, caminhões e pessoal para buscar uma solução”, disse.

Por fim, Antônio Pereira reconheceu que os prefeitos da região  têm sido sensíveis aos graves problemas, colocando suas gestões para facilitar a vida das pessoas prejudicadas pelo excesso de chuva, especialmente Jairo Madeira (João Lisboa), Vagtonio Brandão (Buritirana) e a prefeita Joyce Marinho (Amarante).
Asssecom/Deputado Antônio Pereira