Autoridades, amigos, colegas de trabalhos e populares se despediram do médico amado Dr. José Manoel Nascimento, 64 anos, morto na manhã desse domingo(15) por volta das 9h30, no Km 550,8 da BR-222, nas proximidades do povoado segundo núcleo em Buriticupu, após aquaplanagem e saída da pista de uma caminhonete I/TOYOTA HILUX CD4X4 SRV, conduzida pelo próprio médico que veio a óbito no local.
A solenidade de despedida aconteceu no plenário da câmara municipal de vereadores do município de Buriticupu até a meia noite, quando foi levado para o município de Açailândia-MA para também receber homenagem naquela cidade, em seguida o corpo do médico foi conduzido a Porteiras no estado do Ceará, terra natal de Dr. José, onde será sepultado.
Em discursos emocionados autoridades e profissionais da saúde de Buriticupu deram seu testemunho do legado deixado pelo médico que trabalhou por 12 (doze anos) na saúde pública do município, onde conquistou uma multidão de amigos e deixará muitas saudades.

BIOGRAFIA DR. JOSÉ MANOEL

JOSÉ MANOEL DO NASCIMENTO, filho dos lavradores Maria de Lourdes e Manoel Pedro do Nascimento, nasceu no sítio Barreiros, município de Porteiras-CE, em 16/08/1955. Era filho mais velho de 13 irmãos. Desde muito cedo se destacou nos estudos e era admirado por todos na escola, não deixou de receber a oportunidade de estudar em Recife-PE, onde concluiu o Ensino Médio na Escola Radier e também onde prestou vestibular para Medicina e logrou êxito tendo a sua aprovação logo na primeira vez que fez. Estudou por todo tempo na UFPE – FACULDADE FEDERAL DO PERNAMBUCO, onde concluiu o curso, em 1981. 

Mesmo com todas as adversidades daquela época, sempre teve a responsabilidade de incentivar o crescimento dos outros irmãos mais novos, apoiando-os de todas as formas (com conselhos, ajudas financeiras e outras). Em 1982, casou-se com MARIA LÔ DO NASCIMENTO e tiveram 3 filhos (GUILHERME JOSÉ, GABRIELA LARA E GREGÓRIO JOSÉ). Profissional muito dedicado e responsável iniciou a sua vida profissional como médico trabalhando em PORTEIRAS E BREJO SANTO-CE. Devido o relevante e digno trabalho prestado junto à sociedade foi candidato a prefeito na cidade de Porteiras-CE, em 1988. Em 1989 mudou-se para Açailândia-MA,  onde prestou serviço de excelência e passou ser convidado a trabalhar, como de fato trabalhou nos municípios de: (CIDELÂNDIA, ITINGA, BOM JESUS DAS SELVAS, SANTA LUZIA, BOM JARDIM).  

Escolheu o município de Cidelândia para candidatar-se a Vereador e teve a felicidade de se eleger, exercendo o mandato no período de 2000 a 2004. Dentre das inúmeras atuações como parlamentar uma que mais tocou o seu coração foi a fundação da APAE de Cidelândia por ter prestado um trabalho e mandato exemplar foi reconhecido com O TÍTULO DE CIDADÃO CIDELANDENSE.
Atualmente, exercia sua profissão de Ginecologista/Obstetra nos municípios de AÇAILÂNDIA, BOM JARDIM, CIDELÂNDIA E BURITICUPU-MA onde residia, desde 2008.

Deixou como legado seu jeito humilde de ser e sua profissão de (médico que cuidava dos doentes, e que acima de tudo confortava seus familiares). O gesto mais bonito foi que todos os seus filhos seguiram o mesmo caminho da Medicina e não parou por aí, além dos filhos ele ajudou a formar muitos sobrinhos e irmãos, totalizando, atualmente, 46 MÉDICOS na família (INCLUINDO SOBRINHOS, IRMÃOS, CUNHADOS, NORAS E GENROS).

Pessoa muito generosa, sempre dedicada, viveu uma vida de servir não só a família como também os mais humildes, independentemente de horário e local. Ajudou muitas pessoas, apesar de todas as adversidades que estava vivendo. Dr. José disse ter realizado o maior sonho de sua vida que foi ajudar de formar os filhos e familiares. Por fim, cuidar da sua terra seria a forma de realizar-se pessoalmente, para poder receber família, amigos de profissão e quem dele pudesse precisar.