Uma imagem no mínimo curiosa na Unidade Operacional metropolitana da PRF em São Luís. Dois automóveis Honda Civic da mesma cor e com a mesma placa em exposição lado a lado. A imagem atraiu a curiosidade de quem passava pelo local. E isto só foi possível após abordagem e descoberta de uma fraude que não tão incomum no país, a clonagem de veículo.
A abordagem ocorreu por volta das 07h30 da manhã de sexta-feira, dia 26 de junho de 2020, no km 14 da BR-135, na capital maranhense. Os policiais da PRF realizavam abordagens quando deram ordem de parada para um veiculo modelo Honda Civic, de cor prata, placa de São Luís. Eles solicitaram ao condutor a habilitação e a documentação do veículo. O rapaz informou que não possuía habilitação e que o veículo estaria apenas com licenciamento relativo ao ano de 2014. Ocorre que em consulta ao referido veículo evidenciou-se que na base nacional de dados do DENATRAN e do DETRAN-MA constatou-se que o ultimo licenciamento do veículo nas referidas bases é relativo ao ano de 2019. Em virtude do conflito de informação prestada pelo condutor e a verificação nas bases de dados supramencionadas a equipe resolveu proceder a identificação do veículo.
Durante o procedimento restou comprovado que os elementos de identificação estavam adulterados. No momento da abordagem, o autor se identificou como eletricista de automóveis e proprietário de uma oficina auto-elétrica localizada às margens da BR-135, no município de Itapecuru Mirim/MA.
O verdadeiro proprietário da placa se deslocou no veículo original, de Bacabeira/MA até a capital, para ver o veículo clonado. Os dois automóveis, o original e o "cabrito", com as mesmas características e mesma placa foram colocados um ao lado do outro para fins de comparação.
O envolvido foi conduzido para a delegacia de Polícia Civil acusado pelo crime de receptação.
*crime na Lagoa da Jansen*
Neste mês de junho, no circuito da Lagoa da Jansen, em São Luís, um crime chamou bastante a atenção dos maranhenses, quando um jovem de família tradicional de São Luís foi assassinado com um tiro no pescoço após desentendimento no trânsito. A placa do veículo utilizado pelo assassino foi identificada e um rapaz foi preso acusado pelo crime de homicídio. Dias depois, restou comprovado que o rapaz era inocente e o veículo utilizado pelo criminoso era um clone que utilizava a placa do carro do rapaz preso injustamente. O verdadeiro assassino foi preso e confessou o homicídio.
*Clonagem não é um crime tão raro*
No Maranhão, todo ano a PRF apreende entre 150 e 250 veículos clonados no estado. As apreensões acontecem nas rodovias, em estadas vicinais e dentro das cidades.
O cabrito ou clone é geralmente um veículo roubado ou furtado cujas placas são trocadas e substituídas por placas de outro veículo regular, muitas vezes escolhido sem muito critério.
*Outro veículo apreendido em Pedrinhas*
Poucas horas antes, na UOP PRF de Pedrinhas, no km 14 da BR-135, uma outra equipe PRF havia realizado a apreensão de outro veículo com ocorrência de roubo ou furto.
Por volta das 5h20 de sexta-feira (26), uma equipe abordou uma picape Chevrolet/Montana Ls, cor branca. Ao realizar a fiscalização, a equipe constatou que o veículo envolvido possui ocorrência de roubo/furto.
A vítima declarou aos PRFs que o veículo havia sido vendido há mais de 3 anos, porém o comprador nunca pagou. Então o envolvido veio para a cidade para recuperar o veículo, tendo solicitado apoio da Polícia Militar..
Diante das informações obtidas foi constatada, a princípio, ocorrência de Estelionato.
Enquadramento(s): estelionato.
*emergência ligue 191*
Polícia Rodoviária Federal
Sistema de comunicação social
sexta-feira, 26 de junho de 2020
0 comentários:
Postar um comentário