Quem está se habilitando para concorrer nestas eleições a uma das 31 vagas na Câmara Municipal de São Luís é Antonio Noberto, bastante conhecido por mediar conflitos nas rodovias federais que cortam o Estado,  especialmente na BR 135, na zona rural da capital, quando há manifestações de populares na região. Nascido no município de Pentecostes, no Ceará, ele mora no Maranhão desde os 7 anos de idade, tendo forte identidade com a capital, onde já recebeu título de cidadão, e se considera filho da terra.

Pesquisador, escritor, historiador e outras habilidades também nas artes, Noberto há anos vinha resistindo convites para ser candidato, até que desta vez topou, e lançou recentemente sua pré-candidatura a vereador.

Em conversa com o titular do blog do Adilson Carlos, ele comentou sobre seu novo desafio, o de pleitear uma cadeira no parlamento Municipal.     

ANTES DA DECISÃO

"Há muitos anos, há décadas na verdade, muita gente já me convidava [para ser candidato], mas eu nunca me interessei muito... eu sequer me filiei em partido político, e me filiei agora em abril no PV, mas antes disso nunca me interessei, só que muita gente me convidava. E aí o Conselho Comunitário, que a gente já tem uma parceria ali na zona rural, que pega mais de 70 comunidades, eu sempre ajudando eles nessa intermediação para evitar fechamento de rodovia, e tal... a gente acabou fazendo uma boa parceria, coisa de irmão, irmandade". 

A DECISÃO

"Eles viram seriedade na minha pessoa, o Amorim que é o presidente [do Conselho Comunitário] me disse:  Noberto vombora encabeçar isso aí [candidatura] com a gente? Porque tu tem muito mais força do que eu,  porque além de tu ser mais reconhecido, tu tens uma folha de serviço prestado... Tu é da PRF, tu é da Cruz Vermelha, tu ajudou a fundar o Conselho Comunitário... presidente da Academia de Letras, uma série de coisas interessantes, então eu acho que tu seria o nome ideal... Aí ele outros se reuniram lá, me convidaram, e eu acabei topando". 

O PRÉ-CANDIDATO

"Nós estamos nessa... então eu acredito que a gente esteja bem, porque todo lugar que a gente  chega é uma recepção, uma coisa linda, e a gente tá bem organizadinho, tamos indo lá, a zona rural é verde, e a gente vai acabar tendo uma boa votação e chegando lá".

No seu extenso curriculum, Antonio Noberto que está licenciado do Núcleo de Comunicação da PRF, também é membro da Academia Ludovicencse de Letras, onde era presidente; Curador da Exposição França Equinocial; membro do Conselho Diretor da Cruz Vermelha. Este ano recebeu o título de Doutor honoris causa de  História de uma entidade nacional e de Embaixador da Paz por uma entidade internacional.